
Hugo Leal com o governador Wilson Witzel e agentes da Operação Lei Seca: homenagem – Foto: Nelson Perez/Governo RJ
O deputado federal Hugo Leal, autor da Lei Seca e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro recebeu uma homenagem, na noite de quinta-feira (21/03) em cerimônia que celebrou os 10 anos da Operação Lei Seca do Rio de Janeiro, no Salão Nobre do Palácio Guanabara. “O Rio de Janeiro tornou-se o estado de referência no combate ao consumo de bebida alcoólica ao volante através da sua Operação Lei Seca. Isso é o coroamento do trabalho de uma política pública. É um orgulho representar o estado e ver o trabalho sendo realizado e concretizado”, afirmou o parlamentar.
Também estavam entre as personalidades e instituições homenageadas o governador Wilson Witzel, o coronel Marco Andrade, que coordenou a Operação Lei Seca por quase oito anos, e Fernando Diniz, presidente da ONG Trânsito Amigo. ” O sucesso da Operação Lei Seca é a unificação das instituições, tais como o Detran e as Polícias Civil e Militar. Enquanto cada um fizesse sua operação individual, não daria certo. Esta é a minha missão e sigo militando por um trânsito menos hostil”, afirmou Diniz, que perdeu o filho, Fabrício, morto em 2003, após o carro onde estava ser atingido por outro veículo conduzido por um motorista embriagado e drogado na Barra da Tijuca.
Para a coordenadora da Operação Lei Seca, Verônica de Oliveira, o programa fluminense deixou de ser visto como somente uma forma de repressão, como também se tornou uma iniciativa de educação e inserção de vítimas de acidentes de trânsito no convívio social e no mercado de trabalho. “Através das quase mais de três mil palestras de conscientização dos nossos agentes de educação, nós levamos a todos o perigo da combinação álcool e direção, mudando assim, os hábitos da sociedade fluminense. A Operação Lei Seca criou uma cultura no trânsito no que diz respeito à educação e sua responsabilidade, que contribuiu muito na redução nos trágicos acidentes. A população do estado do Rio de Janeiro entende que a Operação Lei Seca não é uma fiscalização contra o cidadão, mas ela é favor da vida, tanto que contamos com mais de 90% de aceitação”, afirmou Verônica.
O deputado Hugo Leal frisou que as ações de fiscalização são fundamentais para a redução da violência no trânsito. “Pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária mostra que, nos estados e municípios, onde a fiscalização é eficaz e constante, o índice de mortes está em queda. No Rio, houve redução de mais 50% no número de motoristas flagrados nas blitzes dirigindo sob o efeito de álcool e queda de 53% no número de mortes no trânsito no estado”, afirmou o parlamentar, integrante da Rede Global de Legisladores pela Segurança Viária e o Grupo de Colaboração da ONU pela Segurança Viária.