O senador mineiro Antonio Anastasia assinou, nesta quarta-feira (12/02), sua ficha de filiação ao PSD. A assinatura aconteceu em cerimônia realizada na liderança do PSD no Senado, na presença de toda a bancada do partido na Casa, de deputados federais e do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Com a chegada de Anastasia, o PSD torna-se a segunda maior bancada do Senado, com dez representantes; na Câmara, o PSD reúne 37 deputados.
Vice-presidente do partido no Rio de Janeiro, o deputado federal Hugo Leal saudou a filiação de Anastasia. “O senador Anastasia tem uma atuação política pautada pelo equilíbrio e serenidade, com uma posição de centro na busca do progresso e o desenvolvimento nacional com justiça social, totalmente afinada com os princípios e ideais do nosso partido”, afirmou o parlamentar.
Presente à solenidade, o senador Arolde de Oliveira, presidente do PSD no Rio, foi um dos que assinaram a ficha de filiação. “Estamos recebendo uma grande liderança, um senador que honra a Casa”, disse Arolde. Participaram também, entre outras lideranças, o senador Carlos Viana, presidente do PSD em Minas Gerais, o deputado federal Diego Andrade, líder do PSD na Câmara, o secretário-geral da Executiva Nacional do PSD, suplente de senador Alexandre Silveira, e o coordenador do PSD Movimentos, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O presidente nacional Gilberto Kassab destacou que “a chegada do senador Antonio Anastasia coroa uma etapa do partido, dirime qualquer dúvida em relação ao papel do PSD no cenário da política nacional, pela trajetória do senador, por sua história, sua credibilidade e sua biografia, por seu trabalho por Minas Gerais, pelo Brasil, e por sua atuação como parlamentar”. E Kassab completou: “Estamos muito felizes em poder contar com sua participação e liderança para, juntos, caminharmos pelo fortalecimento do PSD e pelo desenvolvimento do Brasil. Seja muito bem-vindo, Anastasia”.
Por sua vez, o senador mineiro disse ter assinado a ficha de filiação ao partido “com muita responsabilidade e consciência de que estou dando um passo importante na minha carreira de já algumas décadas”. Anastasia elogiou o novo partido. “O PSD, apesar de relativamente jovem, é um partido consolidado, enraizado e capilarizado em todo o Brasil e a presença de senadores de tantos Estados em sua bancada é a demonstração cabal de que o partido é bem-sucedido, à semelhança de sua representação na Câmara e a presença de governadores, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e tantas lideranças sociais e sindicais”, destacou.
Ele lembrou ainda que o PSD original, de meados do século passado, “nasceu em Minas Gerais, sempre esteve no imaginário brasileiro, e hoje caminha como sempre na direção da convergência, do diálogo, do desenvolvimento, discutindo os altos interesses nacionais”. Anastasia afirmou ainda que, ao se filiar ao PSD, “estou aderindo a um grupo de excelência e assumo o compromisso de trabalhar firme pelo engrandecimento do partido, junto com meus companheiros de Minas Gerais”.
Líder do partido no Senado, o baiano Otto Alencar saudou a chegada do colega. “Anastasia é uma referência no Senado, com atuação superimportante relatando projetos de grande relevância para o País”, afirmou o parlamentar. O senador Carlos Viana, presidente do PSD mineiro, destacou sua alegria por receber o novo integrante da bancada no Senado. “Em Minas, está sendo construída uma nova fase da política, em boas bases, oferecendo aos mineiros coerência e equilíbrio, sem os radicalismos que têm prejudicado o Brasil em diversos assuntos”, afirmou, destacando que o partido está de portas abertas. “Os companheiros que sempre caminharam com o professor Anastasia, se quiserem trazer sua contribuição para reconstruir a nova fase da política em Minas Gerais, serão muito bem-vindos ao PSD”, acrescentou Carlos Viana.