
O deputado Hugo Leal, presidente do PSD/RJ, com o prefeito eleito de Itaperuna, Alfredão: partido mais do que duplicou número de eleitos no estado (Foto: Divulgação/PSD)
O PSD mais do que duplicou o número de prefeitos e vereadores eleitos pelo partido no Rio de Janeiro nas eleições de 2020, em comparação com o resultado do pleito municipal de 2016. “Sob a liderança do nosso saudoso senador Arolde de Oliveira, nosso partido incorporou políticos experientes e novas lideranças, crescendo em todas as regiões do estado do Rio. Fico satisfeito em constatar que a mensagem do PSD de equilíbrio e diálogo em busca do desenvolvimento econômico e social está se espalhando por todo o Rio de Janeiro”, afirmou o deputado federal Hugo Leal, que assumiu a presidência do partido após o falecimento de Arolde, em outubro.
No primeiro turno das eleições, o PSD elegeu cinco prefeitos: Alfredão Rodrigues, em Itaperuna, principal cidade do Noroeste Fluminense com mais 100 mil eleitores; o deputado federal Alexandre Serfiotis, em Porto Real, no Vale do Paraíba; Roninho Moreira, em Aperibé, também no Noroeste, o Dr. José de Castro, em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense; e a professora e vereadora Geane Vincler, agora prefeita eleita, em Cardoso Moreira, também no Norte do estado.
Hugo destacou ainda que o partido deve eleger mais um prefeito. “Tenho certeza que vamos triplicar o número de prefeitos em relação a 2016, quando o PSD só elegeu dois. Além dos cinco já eleitos, meu colega deputado Wladimir Garotinho teve 43% dos votos para prefeito em Campos, no primeiro turno, e é franco favorito para ser eleito prefeito no segundo turno”, afirmou Hugo Leal, lembrando que Campos é a maior cidade fluminense fora da Região Metropolitana do Rio, com mais de 500 mil habitantes.
Em número de vereadores eleitos no estado, o PSD registrou um aumento de 130%, o maior salto entre todos os partidos no Rio de Janeiro. “Subimos de 36 vereadores em 2016, para 83 vereadores eleitos agora em 2020, alcançando o patamar dos outros principais partidos no estado. É o que venho repetindo em toda a campanha: o PSD é o partido que mais cresce no estado”, comentou o presidente estadual. Nestas eleições, o DEM elegeu 97 vereadores, o PSC, 96, PL, 89, SD, 85; o PSD empatou com o MDB com 83. “Agora, teremos um momento de análise dos resultados e avaliação política. Depois, é seguir trabalhando para ampliar nossas bases e preparar o partido para as eleições de 2020”, afirmou o deputado Hugo Leal.
Em todo o Brasil, o número de prefeitos eleitos no primeiro turno pelo PSD subiu de 540 para 636 – o partido ficou atrás apenas do PP, que elegeu na 648 e do MDB, que ganhou em 750 cidades. O PSD reelegeu dois prefeitos de capital no primeiro turno: Marquinhos Trad, em Campo Grande (MS); e Alexandre Kalil, em Belo Horizonte (MG).