Mesmo sem cargos na Câmara ou mesmo na bancada do partido, o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) aparece na Elite Parlamentar 2020, análise feita pela Arko Advice, empresa brasileira de análise política, estratégia e public affairs, com sede em Brasília e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque e Londres. A Elite Parlamentar é uma análise do Congresso Nacional – realizada desde 1998 – e leva em consideração a conceituação e a identificação das “lideranças formais” e “lideranças informais” do Parlamento brasileiro durante o ano.

O deputado Hugo Leal na leitura, em agosto, do seu substitutivo da nova Lei de Recuperação Judicial e Falências, já sacionada: na Elite Parlamentar 2020 da Arko Advice
Pela análise dos especialistas da Arko, os deputados federais e senadores da elite são aqueles que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos, a elaboração da agenda legislativa e/ou que representam interesses organizados da sociedade brasileira ou grupos políticos relevantes. Membros da elite parlamentar são aqueles com grau variado de importância: negociam com o Executivo, operam na busca do consenso, influenciam nas decisões do Executivo ou deixam sua marca no processo deliberativo do Congresso Nacional”, explica Lucas de Aragão, cientista político da Arko Advice. “É um reconhecimento importante feito por analistas que têm uma tradição de acompanhamento dos trabalhos legislativos”, destaca Hugo Leal.
A Arko divide a elite parlamentar entre líderes formais – aqueles que são líderes de partido, têm cargos na mesa ou presidem comissões importantes – e informais, que se destacam por suas qualidades como debatedores, articuladores e especialistas. Hugo Leal está nessa lista de lideranças não constituídas formalmente. Presidente das Frentes Parlamentares em Defesa do Trânsito Seguro, em Defesa da PRF, da Marinha Mercante e pelo Fortalecimento da Gestão Pública, além de vice-presidente da Frente Mista da Infraestrutura, Hugo Leal está entre os 36 – 26 deputados e 10 senadores – líderes informais da Elite Parlamentar, destacado como debatedor e relator da nova lei de recuperação judicial e falências.
No total, a Elite Parlamentar 2020 é formada por 103 congressistas – 70 deputados federais e 33 senadores – entre os 594 integrantes das duas Casas Legislativas. Também estão na lista dos líderes informais os deputados Osmar Terra, ex-ministro, Alceu Moreira, coordenador da bancada ruralista, Marcelo Freixo e Tabata Amaral. Pela definição da Arko, o reconhecimento de um líder informal ou não constituído, como Hugo Leal, “se dá por meio da aceitação, por um grupo de parlamentares, de sua capacidade em influir, ainda que de maneira localizada e específica, na agenda legislativa e no processo deliberativo”. A Elite Parlamentar tem 67 parlamentares que são líderes formais: têm cargos ou lideranças estabelecidas como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
O deputado Hugo Leal destacou um dado da análise da consultoria Arko Advice, considerada referência no mercado de análise política e estratégia com 100 clientes espalhados pelo país: entre os 103 da elite parlamentar constam apenas 13 mulheres, 12,6% do grupo destacado. “Isso não chega a ser surpresa porque as mulheres representam 14,8% dos 594 congressistas, o que é realmente é muito pouco se lembrarmos que elas são maioria, 51%, na população brasileira. Precisamos aumentar a participação feminina na política. E esta é uma tarefa que o PSD tem perseguido em todo o país, através do PSD Mulher”, ressaltou o parlamentar, presidente estadual do PSD no Rio de Janeiro.