
O deputado federal na cerimônia de possa da nova diretoria da Conferência das Seguradoras (CNseg): importância do mercado segurador – Foto/Reprodução
O deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) participou, nesta terça (26/04), da cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg: Roberto Santos assume, a partir de 30 de abril, a presidência do Conselho Diretor da CNseg e o ex-ministro do Planejamento Dyogo Oliveira, assume o cargo de diretor-presidente da entidade. “O fortalecimento do mercado segurador significa o fortalecimento da sociedade e da economia do Brasil”, disse o parlamentar, que representou, na solenidade em São Paulo, o Legislativo e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira.
Hugo Leal contou que, desde o seu primeiro mandato, vem procurando dialogar com o mercado segurador por entender sua importância para o país, lembrando ter participado de todos os debates envolvendo as relações do seguro – em comissões sobre a atualização da Lei Geral dos Seguros, sobre a regulamentação do microsseguro, sobre as normas gerais dos contratos de seguro privado e sobre a MP 905. Nesta medida provisória, havia um dispositivo que, na prática, acaba com a profissão de corretor de seguros: ela fui suprimida a partir de emenda do deputado do Rio de Janeiro. “Apesar de eu ser advogado, os corretores podem me considerar seu representante no Congresso”, afirmou.
O parlamentar saudou o novo superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), Alexandre Camillo, que veio do setor de seguros – foi presidente do Sindicato dos Corretores de São Paulo. “Creio que a presença de Alexandre Camillo como presidente do Sincor/SP, como superintendente da Susep já é um reconhecimento pelo governo da relevância do setor. E tenho certeza que ele poderá estabelecer esse necessário clima de diálogo entre o Executivo, o setor de seguros e também o Legislativo”, afirmou o deputado Hugo Leal. “Este diálogo é importante porque, muitas vezes no passado, houve uma postura impositivo por parte dos representantes do governo”, acrescentou.

O deputado federal na cerimônia de possa da nova diretoria da Conferência das Seguradoras (CNSEg): parceria com o setor de seguros desde o primeiro mandato – Foto/Reprodução
O novo diretor-presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, destacou, durante a solenidade, que assume no ápice do amadurecimento e profissionalização do setor segurador. “O mercado segurador se desenvolveu de uma forma vertiginosa nos últimos anos. Em 2006, lembro que estávamos fazendo a abertura do mercado de resseguros no Brasil. Hoje já são mais de 160 seguradoras e mais de 140 resseguradoras autorizadas a operar no país”, frisou o executivo.
O novo presidente do Conselho Diretor, Roberto Santos, atual CEO do Grupo Porto, apontou a importância do setor segurador, principalmente em momentos desafiadores. “A sociedade precisa ter maior consciência da relevância da atividade de seguros. Na pandemia, ficou muito claro como um país sem o mercado de seguros teria uma dificuldade muito maior de sair da crise. Foram R$ 6 bilhões que pagamos na pandemia para cobrir extraordinariamente eventos não previstos nos contratos”, afirmou Santos.
O deputado federal Hugo Leal também saudou, no evento, o presidente do Sincor/RJ, Henrique Brandão, “um amigo de mais de 20 anos com quem tenho trabalhado pelo setor”, e o diretor-presidente Marcio Coriolano, que está deixando o cargo. E se permitiu encerrar seu discurso com um momento de humor. “Como deputado federal, as pessoas sempre me perguntam como vão ser as eleições deste ano e o que vai acontecer. Eu tenho respondido que não sei o que vai ocorrer, mas tenho uma sugestão: Façam seguro”, concluiu o parlamentar.