O Movimento Político pela Unidade (MPPU) completa hoje (19/05) 20 anos de criação. Em reunião na Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Leal (PSB/RJ) afirmou que o seu encontro com o movimento foi uma “experiência fantástica”. O parlamentar conheceu o MPPU em 2005, em um evento com políticos em Rosário, na Argentina.
Carta entregue aos parlamentares explica que o MPPU, fundado por Chiara Lubich em maio de 1996 na Itália, tem suas raízes no Movimento dos Focolares, que, segundo Chiara, impulsiona sempre a “praticar o diálogo, a fazer-se um, a compreender o outro, a aceitar os seus pensamentos, a oferecer os nossos, e com isso chegar a uma certa unidade”.
O presidente do movimento, Sérgio Previde, disse essa técnica vivenciada diariamente pelos membros do Movimento dos Focolares é algo maravilhoso que pode ser experimentado também na atividade política, e afirmou que ser político é a decisão de ser um construtor do bem em todos os momentos da vida.
Hugo Leal corrobora com o pensamento. “Nosso papel na política é servir. Não é uma profissão, mas sim uma vocação. O político é um todo, é o coletivo”, declarou. O parlamentar disse que é preciso respeitar as relações humanas e entende sua atuação política como uma missão.
Nesses 20 anos, o Movimento Político pela Unidade congregou milhares de pessoas em todo o mundo, de forma a apoiar e estimular que cada um, no seu espaço de atuação política, no seu partido, na administração pública, como cidadão, possam desenvolver uma cultura política baseada na arte de amar, inspirada no carisma da unidade de Chiara Lubich, e apresentar o princípio da fraternidade universal como categoria política que possa ser traduzida na teoria e na prática. O Movimento Político Pela Unidade, estimula o diálogo como método, em busca da unidade e da fraternidade universal.