Deputado Hugo Leal defende criação de ciclofaixas, campanha educativa e aumento da fiscalização
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ) está preocupado com as estatísticas e quer ampliar o debate no país sobre o crescente aumento de acidentes envolvendo motociclistas. Leal defende a criação de ciclofaixas, na lateral das principais vias, só para as motos, e o aumento da fiscalização. Há estimativas de que, em cada dez acidentes com motocicletas, sete resultam em vítimas com lesões. E que quatro em cada dez leitos das unidades de terapia intensiva dos hospitais são ocupados por motociclistas acidentados.
“A motocicleta passou a ser o grande meio de locomoção nos grandes centros e nas cidades pequenas. No Norte e no Nordeste, já há a substituição de outros meios, como cavalo e charrete, por motos. É uma realidade que vamos ter que agora enfrentar. Vamos ter que aprender ou reaprender esta convivência”, alertou o deputado.
A ciclofaixa é uma das propostas, na tentativa de reduzir os acidentes. “Não existe corredor de moto entre os veículos, mas sim margem de segurança entre os veículos. E ali não é para passar motocicleta”, alertou. Outra proposta é aumentar a fiscalização e a exigência dos equipamentos obrigatórios. “Em algumas regiões, o motociclista usa apenas um chinelo, uma bermuda, uma camiseta regata e um boné”, constatou o deputado, lembrando da obrigatoriedade do capacete para o condutor e para o carona, se este estiver presente.
Os capacetes devem possuir viseira protetora, caso contrário o condutor e o passageiro deverão portar óculos de segurança. O objetivo é proteger a cabeça nos choques decorrentes de acidentes. A moto tem que ter também espelho retrovisor do lado esquerdo fixado adequadamente, buzina e velocímetro. Os itens de segurança devem ser sempre examinados, quanto à sua existência, funcionamento, estado geral, dimensões, fixação e posicionamento.
Campanha segmentada – O deputado, que é autor da Lei Seca e vice-presidente na Comissão de Viação e Transportes, sugeriu ainda que seja feito um trabalho de conscientização dos motociclistas, de forma segmentada. “No curto prazo, é preciso levar essa conscientização de como utilizar a moto de forma segura às empresas que utilizam este meio e aos profissionais envolvidos, que poderão funcionar como dissiminadores. Depois, para aqueles que usam a moto na locomoção entre a casa e o trabalho. Este motorista ocasional tem que ser o foco da campanha. E há ainda aqueles que só saem de moto no fim-de-semana. Temos que trabalhar em cada um desses segmentos”, sugeriu.
Estas propostas poderão ser discutidas na Comissão de Viação e Transportes, na Câmara dos Deputados, e agora também por toda a sociedade, no novo site da Frente Parlamentar (transitoseguro.net), lançado no início deste mês. “O site foi criado para ser uma ferramenta agregadora, que poderá receber manifestações de todos, profissionais da área, especialistas, motoristas, pedestres. A ideia é criar esse fórum de debate, de disseminação de propostas”, explicou Leal. Pelo site, o deputado pretende colher críticas e sugestões, ideias de projetos e ainda direcionar o debate para possíveis alterações no Código Brasileiro de Trânsito. Será possível ainda conhecer as iniciativas de redução de acidentes nos estados e nos municípios, em uma troca de experiências em todo o país.