Petrópolis (9 de novembro) A apresentação realizada pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do estudo de viabilidade para a duplicação da pista de subida da Rio-Petrópolis (BR-040) e da ligação Bingen-Quitandinha, nesta sexta-feira (6), na sede da empresa na cidade do Rio de Janeiro, não atendeu as expectativas do deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ).
A prorrogação do prazo do contrato com a Concer (concessionária responsável pela estrada); o aumento das tarifas; ou a transformação do projeto em obra pública foram algumas das possibilidades apresentadas pelo diretor da Agência, Mário Rodrigues e pelo superintendente Mario Mondolfo, para a execução das obras. Entre as autoridades presentes, o prefeito Paulo Mustrangi, o presidente da Câmara, Bernardo Rossi e o vereador Marcio Muniz (PSC).
“É uma proposta chocante, de impacto negativo. A ANTT fez o seu dever de casa quanto ao compromisso de nos apresentar o estudo. Nisso chegamos a uma definição. De concreto temos o diálogo. No entanto, o que acontece com o contrato da Concer ainda é uma indefinição e precisamos fazer uma avaliação do mesmo” disse Hugo Leal.
Ele considera inadmissível a possibilidade de aumento do pedágio. “A tarifa já é alta e os moradores de Petrópolis são os mais prejudicados. É inadmissível que os usuários ainda tenham que vir a pagar a conta de uma obra que está prevista na concessão”.
O diretor Mário Rodrigues esclareceu que a verba prevista no contrato da concessionária não vai conseguir cobrir os gastos da duplicação, mas caso não se chegue a outra solução, ela será utilizada na sua totalidade na obra, redimencionando a proposta apresentada.
No estudo da ANTT, a ligação Bingen-Quitandinha, apesar de não estar inserida no contrato da Concer, seria realizada junto com a duplicação da Rio-Petrópolis. O projeto apresentado anteriormente à ANTT pela Prefeitura de Petrópolis de uma pista de mão-dupla sentido Bingen-Quitandinha foi analisado por uma empresa especializada e apresentado na ocasião, com parecer contrário quanto a sua execução em função da segurança dos usuários.
Segundo a análise, a proposta facilita a ocorrência de acidentes e vai beneficiar 5% dos usuários da estrada e prejudicar os 95% restantes. “A ligação viável do Bingen-Quitandinha é construir um braço na rodovia. O que não podemos admitir é colocar a segurança dos usuários em risco”, enfatizou Mário Rodrigues.
O projeto
A previsão da Concer é de que a obra da duplicação da estrada seja iniciada no próximo ano e finalizada em 2014. O traçado da proposta foi trabalhado junto à preservação da questão ambiental , começando em Xerém e terminando no Quitandinha. A construção de 5 viadutos, 7 túneis, retornos e um dispositivo no Belvedere com possibilidade de tráfego nas pistas de subida e descida, são algumas das propostas do projeto. O valor do custo da duplicação ainda não foi levantado.
Uma das propostas da obra é oferecer aos municípios um sistema viário que não interfira na rodovia, facilitando o acesso dos moradores, com um trabalho voltado para o tráfego municipalizado.
O encontro contou também com a participação do sub-secretário de Transportes, Delmo Pinho; com o vereador Baninho, o chefe de gabinete, Wilson Franca, o deputado federal Leandro Sampaio e do presidente da Concer, Pedro Jonsson.