O Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Francisco de Assis Figueiredo recebeu, nessa quarta-feira (07), o governador Pezão, o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro Luiz Antonio Teixeira e a bancada do Rio na Câmara, para buscar alternativas para a grave crise que o Rio enfrenta na área da saúde.
Luiz Antonio Teixeira apresentou a situação dos hospitais do Rio e solicitou que o Ministério avalie criteriosamente os recursos recebidos pelo Estado. Teixeira mostrou dados que demonstra que o valor do per capita recebido pelo Rio de Janeiro é inferior aos recebidos, por exemplo, pelos Estados do Espirito Santo, Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. “É preciso corrigir esse erro histórico. O valor do nosso per capita está muito abaixo dos outros Estados”, disse Teixeira.
O Secretário Francisco Figueiredo afirmou que nenhum Estado tem a complexidade do Rio de Janeiro mas entende que o momento é delicado. “Entendo a situação emergente. Levarei o pleito ao Ministro já afirmando que algo precisa ser feito”, garantiu.
Figueiredo se comprometeu com os parlamentares que nos próximos quinze dias encontrará, junto com o Secretário de Saúde do Rio, uma medida emergencial para o Estado.