A bancada do Rio de Janeiro vai solicitar uma audiência com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, para tratar de um assunto de interesse vital para o Estado: a criação de uma comissão da Casa ou mista com o Senado para discutir a tentativa de derrubada do veto ao pré-sal. Segundo o deputado Hugo Leal, coordenador da bancada, a decisão foi tomada na reunião dos deputados da bancada fluminense nesta terça-feira (28/6).
No encontro também foi deliberado que os deputados fluminenses, liderados pelo senador Francisco Dornelles, participariam da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democratização na Distribuição dos Recursos Provenientes dos Royalties e Participações Especiais Provenientes do Petróleo Extraído da Plataforma Continental, conhecida como Frente Mista do Pré-sal, lançada na tarde de ontem, quarta-feira (29/6), na Câmara dos Deputados.
A Frente foi criada por iniciativa basicamente de parlamentares dos Estados do Nordeste e Sul do País que tentam derrubar o veto do ex-presidente Lula que assegurava o direito aos royalties apenas aos Estados produtores de petróleo – Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Direitos preservados – Na cerimônia de lançamento da Frente Mista do Pré-sal, o deputado Hugo Leal discursou favorável à criação, lembrando que o debate é fundamental, pois, segundo o deputado, é uma necessidade dos estados terem participação nessa divisão, embora defenda que o Rio não tenha nenhuma perda.
“Os direitos do Rio e Estados produtores deverão ser preservados. A bancada fluminense estará atenta aos trabalhos da Frente e vai defender e preservar esses direitos nas discussões relacionadas à redistribuição dos royalties