Busca

/Blog Hugo Leal


CVT aprova redução de carga horária para condução de ciclomotores

quinta-feira, 27 julho, 2017

A Comissão de Viação e Transportes aprovou a redução de carga horária de aulas exigidas para a condução de ciclomotores, como as cinquentinhas, algumas scooters e bicicletas motorizadas. O projeto original (PDC 527/16), do deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), previa a suspensão do curso e do exame teórico para os interessados em obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Mas o texto foi alterado pelo relator, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), e o substitutivo aprovado pela CVT.

Esses veículos têm uma utilização mais restrita que as motocicletas, com velocidade máxima permitida de 50 km/h, além de não poderem trafegar nas rodovias. Mas mesmo com diferenças no exame teórico, os requisitos exigidos para a condução desses veículos ainda são semelhantes aos da categoria dos condutores de motos. Para Hildo Rocha, o processo dificulta a habilitação dos condutores de ciclomotor, que geralmente são pessoas de baixa renda que utilizam o veículo para deslocamento ao trabalho.

Ao analisar o projeto, a Comissão de Viação e Transportes, em vez de suspender o curso de formação, aprovou texto alternativo do deputado Hugo Leal (PSB-RJ) e determinou a redução da carga horária de 20 para 10 horas-aula. Para Hugo Leal, alguns módulos do curso devem ser mantidos, porque são fundamentais para quem vai conduzir ciclomotores no espaço urbano.

“As motocicletas, motonetas e ciclomotores representam 27% da frota nacional, mas representam 75% das indenizações de DPVAT. Então esse é um número que a gente tem que observar com muito cuidado. É óbvio que nós não queremos criar empecilho para aquelas pessoas que querem obter a sua habilitação ou a autorização para conduzir ciclomotores, mas nós temos que ter responsabilidade exatamente para que essas pessoas que vão conduzir esses veículos, que são veículos de porte menor, mas que também circulam em vias urbanas, precisam ter essa responsabilidade, ter o conhecimento técnico necessário para poder evitar os acidentes e obviamente reduzir as estatísticas”.

Já para o especialista em trânsito, Paulo Marques, não é a exigência das aulas que vai melhorar a qualidade do trânsito. Para ele, o bom condutor, antes de tudo, deve ter uma formação cidadã e o ideal seria avaliar quais são as lacunas e os pontos positivos do processo atual antes de fazer alterações. “Vários países não têm nenhuma obrigatoriedade de frequentar autoescola e nem por isso a segurança no trânsito está comprometida. Muitas vezes o gargalo, o aperto acontece não por conta da carga horária de formação, mas do processo em si da obtenção da habilitação. Então eu acho que a gente está pensando em ajustar a válvula numa ponta sem ver o que está acontecendo antes, sem a gente ter um quadro melhor avaliado da situação atual”.

A redução de horas-aula do curso exigido para a condução de veículos ciclomotores será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça. Depois, a proposta será votada no Plenário.

(Agência Câmara)

OUÇA AQUI.

Compartilhar

Hugo participa do Política com Fé da Rádio Aliança

quarta-feira, 26 julho, 2017

O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) esteve, nesta quarta-feira (26/7), no estúdio da Rádio Aliança, em Italva, para participar do Programa Política com Fé, ao lado dos vereadores Ygor Pereira (Campos), Jocimar Fio (Italva), Higor Porto (São Fidélis). “Minha participação no programa é sempre diretamente de Brasília, levando as notícias e as avaliações do que está acontecendo na capital, mas, com recesso, tive a oportunidade de vir aqui no estúdio para participar ao vivo e a cores”, brincou o parlamentar.

O programa Política com Fé – com apresentação de Tadeu Araújo e Edilson Filgueiras – é transmitido pela Rádio Aliança todas as quartas-feiras, das 10h às 12h. Integrante do Pastoral dos Políticos Católicos da Arquidiocese do Rio e da Frente Parlamentar Católica do Congresso Nacional, Hugo Leal destacou a importância desta militância. “A política deve ser um instrumento para a prática do bem comum. Portanto, os católicos que tenham essa vocação e essa missão devem abraçar a política para que ela esteja efetivamente a serviço do bem comum”, disse o parlamentar durante o programa.

O deputado Hugo Leal respondeu perguntas sobre os graves problemas de segurança pública do Rio e a situação de falência do governo estadual. “Venho defendendo desde o ano passado que é necessária uma intervenção federal para superarmos essa crise do estado. Na questão da segurança, essa intervenção ainda é mais urgente e está demorando muito. Parece que agora teremos efetiva participação até das Forças Armadas, mas, repito, ela é urgente e não pode demorar mais”, afirmou o parlamentar, coordenador da bancada do Rio de Janeiro.

O deputado federal criticou também a demora para a assinatura do acordo de recuperação fiscal do estado. “Não sei se esse acordo é o melhor caminho para o Rio superar a crise, mas já que foi o escolhido pelo governo estadual, é preciso que a União colabore para que o Rio possa, pelo menos, colocar em dia o salário dos servidores estaduais e pagar fornecedores para que os serviços não parem completamente”, disse Hugo Leal, assegurando que a bancada do Rio na Câmara está acompanhando as negociações e vai fiscalizar a aplicação dos recursos.

Compartilhar

Hugo Leal participa de caminhada de apoio às forças de segurança em Petrópolis

segunda-feira, 24 julho, 2017

O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) participou, neste domingo (23/07) de caminhada em apoio às forças de segurança, organizada pelo movimento “Todos por Petrópolis – Linda e segura”, idealizado pelo Conselho Comunitário de Segurança do município. “Petrópolis é um bom exemplo de trabalho em conjunto entre a sociedade e as forças de segurança. Estamos aqui exatamente para reforçar a importância dessa parceria pela segurança pública”, afirmou o parlamentar.

O comandante do 26º BPM, tenente-coronel Oderlei Alves de Souza, participou da caminhada e destacou a importância do apoio da sociedade às forças de segurança. “A questão material é importante para a PM, mas mais importante é a questão moral; é a moral da tropa estar em alta. E isso vem com a valorização pela sociedade”, disse o coronel Oderlei. Para o deputado, “a sociedade deve estar mobilizada para garantir esse apoio ao trabalho policial”.

Com a faixa “Em Petrópolis, nós apoiamos e valorizamos as forças de segurança”, a caminhada saiu da Avenida Barão de Rio Branco, passou pela 105ª DP e parou em frente ao 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, onde os manifestantes puxaram uma salva de palmas para a corporação. Integrantes dos bombeiros não puderam participar da caminhada pois estavam no combate ao incêndio ao supermercado Extra que mobilizou toda a tropa.

Hugo Leal destacou a necessidade da população participar do movimento “Todos por Petrópolis – Linda e segura”, colaborando para ajudar as forças de segurança que vivem momento difícil com a grave crise do governo estadual. “Quem puder ajudar, deve ajudar. É o nosso reconhecimento por quem trabalha e se arrisca todos os dias para garantir a segurança da sociedade e do nosso município”, afirmou o deputado, integrante da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara e presidente da Frente em Defesa Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária

Compartilhar

Recuperação extrajudicial de controladora da Concer preocupa Hugo

segunda-feira, 24 julho, 2017

A Triunfo Participações e Investimentos, controladora da Concer, recorreu à recuperação extrajudicial para reestruturar R$ 2,1 bilhões de dívidas da holding, além de R$ 700 milhões da própria concessionária da BR-040 (trecho Rio/Juiz de Fora). “É mais um sinal de que a Concer não tem mais condições de administrar a rodovia; menos ainda de concluir a obra da Nova Subida da Serra”, afirmou o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), que já entrou com representação na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres )e no Ministério dos Transportes, pedindo a caducidade (extinção) imediata do contrato de concessão com a empresa, previsto para terminar em 2021.

De acordo com informações do jornal Valor Econômico e da agência Reuters, mais de 70% dos credores aderiram ao plano de recuperação encaminhado pela holding, registrado na Justiça de São Paulo. No fim de março, o endividamento bruto da empresa era de R$ 3,801 bilhões, aumento de 1,8% quando comparado aos R$ 3,734 bilhões verificados no quarto trimestre do ano passado. Parte dos credores executou as dívidas e garantias das controladas de concessão rodoviária Concer e Concebra. A empresa informou em comunicado que existem riscos inerentes de bloqueios judiciais dos ativos operacionais e financeiros essenciais à manutenção das atividades, além de restrições de liquidez e queda do desempenho operacional de parte das subsidiárias. “Essa informação, em comunicado oficial da empresa, é gravíssima: a Concer ainda está ameaçada de ter ativos bloqueados por conta da dívida que tornaria ainda mais difícil a manutenção da rodovia”, alerta Hugo Leal.

As reportagens alertam, ainda, que a recuperação extrajudicial não encerra as pendências financeiras da Triunfo porque falta negociar a dívida com seu maior credor, o BNDES que liberou financiamentos para a Concer e para a Concebra (concessionária de trecho das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262 entre Brasília e o município de Betim (MG). Diante das dificuldades financeiras da Triunfo, o banco executou as garantias.

Com as obras da Nova Subida da Serra paralisadas há mais de um ano, a Concer apresentou, agora, à ANTT projeto executivo para a construção ser concluída. – exigência feita pelo TCU após concluir que a obra estava sendo feito sem previsão orçamentária, com sobrepreço nos custos e com projetos inadequados. Por determinação do tribunal, a ANTT cancelou ainda o termo aditivo que permitia a prorrogação da concessão. “É fundamental buscar outro caminho para a conclusão da NSS porque é óbvio que a Concer não tem condições de fazer a obra”, afirma o deputado Hugo Leal, que tem reunião, na próxima semana, com a ANTT para saber dos planos para resolver os problemas na BR-040.

Compartilhar

Hospitais: deputados discutem sistemas de regulação do município e do estado

quinta-feira, 20 julho, 2017

Os deputados da Comissão Externa da Câmara sobre hospitais federais do Rio visitaram as centrais de regulação da prefeitura do Rio e do governo estadual e discutiram os problemas com os responsáveis pelos setores. “As dificuldades com a falta de um sistema único de regulação impactam no atendimento dos hospitais federais”, explicou o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada do Rio na Câmara e integrante da comissão.

Pela manhã, Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Celso Pansera (PMDB/RJ), Rosângela Gomes (PRB/RJ) e Hugo Leal estiveram com a subsecretária geral de Saúde do município do Rio, Ana Beatriz Baush Araújo, e a subsecretária de Regulação, Cláudia Lunardi. “Nós estamos trabalhando com a regulação estadual para termos uma regulamentação única, com os dois sistemas interligados. Urgência e emergência, por exemplo, serão centralizados pelo município “, explicou Claudia Lunardi. Os parlamentares, após reunião na secretaria, visitaram a central de regulação municipal, instalada no Hospital Souza Aguiar.

À tarde, os deputados estiveram no Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICC), do governo estadual, onde funciona a regulação do estado. Na reunião, com a presença da superintendente de Regulação, Kitty Crawford e, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior, confirmou o trabalho em conjunto com o município para a regulação única e queixou-se do Ministério da Saúde. “Os hospitais federais não conseguem informar quantas vagas podem ofertar de cada especialidade porque são muitos os contratos temporários de profissionais da saúde que estão terminando e não há definição sobre as renovações”, afirmou o secretário.

Os deputados da Comissão Externa já visitaram os seis hospitais federais do Rio – Andaraí, Lagoa, Ipanema, Cardoso Fontes, Bonsucesso e Servidores – e também o Instituto Nacional de Cardiologia. Além de reunir mais informações, os parlamentares ainda vão visitar o Instituto Nacional do Câncer e o Instituto de Traumato-Ortopedia, que também funcionam no Rio. “Nós já detectamos déficit de pessoal, dificuldades na regulação e problemas de gestão. Mas nosso objetivo é ajudar na busca de soluções e oferecer alternativas”, afirmou o deputado Hugo Leal.

 

Compartilhar

Câmara celebrará 20 anos do CTB com debates

quarta-feira, 19 julho, 2017

Uma série de debates na Câmara dos Deputados vai marcar os 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em setembro. Os eventos serão organizados pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que conta com 205 deputados e cinco senadores, sob a presidência do deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ). O parlamentar quer aproveitar a ocasião para reacender a discussão em torno das campanhas obrigatórias e regulares de prevenção de acidentes. “O número de mortes e lesões ainda é altíssimo no país e precisamos de políticas públicas para reduzir o número de vítimas do trânsito”, afirmou Hugo Leal.

Para o deputado, a legislação de trânsito brasileira pode até passar por alguns ajustes pontuais, mas o foco dos problemas ainda está na falta de conscientização dos motoristas, “Conscientização e redução de acidentes devem ter uma mobilização nacional, de toda a sociedade. Não queremos só a mudança legislativa. A dificuldade maior é transformar o código e os recursos arrecadados em efetiva campanha de redução de acidentes”, argumentou. “Nós vamos fazer um grande evento aqui na Casa para poder discutir exatamente isso. Em 20 anos, evoluímos ou involuímos? A redução dos acidentes foi uma realidade ou ainda é uma ficção? Precisamos discutir isso e estamos coletando vários materiais”, explicou.

O deputado Hugo Leal avalia que o volume elevado de mortos e feridos nas ruas e estradas do País ainda faz do trânsito um caso de saúde pública. “Continuamos com índices absurdos: em torno de 38 mil mortes em 2016. Não é possível conviver com isso e achar que isso é normal. São números de calamidade e, por isso, têm que ser enfrentados com ações como se fossem calamidade”, alertou.

O Código de Trânsito Brasileiro foi sancionado em 23 de setembro de 1997, mas só entrou efetivamente em vigor 120 dias depois, a fim de que os órgãos públicos pudessem se adaptar às novas normas. Ao longo desses 20 anos, o código passou por mudanças expressivas, como a introdução da Lei Seca, de autoria do próprio Hugo Leal, e a punição para quem dirige com telefone celular na mão. Várias propostas tramitam na Câmara para aperfeiçoar a legislação. Mais de 160 delas tramitam em conjunto em comissão especial da Câmara que já analisa a reforma do Código de Trânsito Brasileiro.

Compartilhar

Deputados e conselhos discutem problemas dos hospitais federais

segunda-feira, 17 julho, 2017

Os deputados da Comissão Externa da Câmara dos Deputados – Rosângela Gomes (PRB/RJ), Hugo Leal (PSB/RJ), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Chico D’Angelo (PT/RJ) e Celso Pansera (PMDB/RJ) – sobre a situação dos hospitais federais do Rio reuniram-se na tarde desta segunda-feira (17/07) com representantes dos conselhos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, além da Defensoria Pública de Saúde, do Ministério Público Estadual e da OAB/RJ, para discutir os problemas das unidades de saúde. “A rede federal tem problemas de pessoal e de regulação – e está muito impactada pelo colapso da rede estadual de saúde”, disse o deputado Hugo Leal.

Coordenadora da comissão externa, Jandira Feghali destacou a preocupação da comissão com o fim dos contratos temporários de quase 600 profissionais de saúde ainda este ano. “Esses contratos precisam ser renovados para que os hospitais federais continuem funcionando. As equipes já estão desfalcadas porque alguns profissionais tiveram seus contratos temporários encerrados e não foram substituídos”, afirmou a parlamentar, lembrando que a comissão já visitou cinco hospitais (Cardoso Fontes, Bonsucesso, Andaraí, Lagoa e Ipanema) e estará na quarta-feira (19/07) no Hospital dos Servidores do Estado.

O deputado Hugo Leal, coordenador da bancada do Rio na Câmara, lembrou as dificuldades relatadas com os sistemas de regulação. “Há uma regulação estadual, uma regulação municipal e uma regulação interna das unidades: elas precisam ser integradas para que os pacientes sejam atendidos realmente por um sistema único de saúde”, frisou o parlamentar do PSB. Na quinta-feira (20/7), os deputados vão visitar as sedes da regulação do município e do estado.

Na reunião, realizada no auditório do Conselho Regional de Enfermagem, no Rio, os representantes dos conselhos profissionais reclamaram da falta de reposição de pessoal, das diferentes formas de contrato (concursados, contratados temporariamente, terceirizados), da indefinição sobre os planos do ministério e de problemas de gestão. O deputado Hugo Leal defendeu mudanças no critério de escolha da direção das unidades hospitalares. “Precisamos estabelecer regras para a nomeação de diretores de hospitais, como foi feito nas empresas estatais, para garantir gestão experiente e competente, afastada de influência política”, afirmou o parlamentar.

Compartilhar

Autor da Lei Seca visita sede do Detran/PR

sexta-feira, 14 julho, 2017

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) recebeu nesta sexta-feira (14/07), em Curitiba, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ). No encontro, foram apresentadas as áreas estratégicas da autarquia que atuam para um melhor atendimento aos paranaenses e pela redução dos acidentes de trânsito. O objetivo foi permitir a troca de experiências entre os servidores e o deputado, presidente da Frente Parlamentar para o Trânsito Seguro e autor da Lei Seca. Durante a visita, o deputado conheceu as instalações do Detran do Paraná, fazendo uma visita na Escola Pública de Transito, e o sistema do Terminal de Autoatendimento.

“O deputado, assim como o Detran Paraná, tem sido uma referência nacional no que tange às políticas públicas para o trânsito. Essa integração com os funcionários ampliam nossa visão de mundo e nos inspira a cumprir nosso propósito de sensibilizar a população paranaense para um trânsito mais seguro”, explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, que entregou ao parlamentar o Relatório de Gestão 2016 da autarquia.

Hugo Leal esteve na Escola Pública de Trânsito (EPT) e pode conhecer o Sistema de Videoconferência que atualmente contempla 64 telessalas e 16 estúdios no Estado. A plataforma Detran Fácil que neste mês atingiu a marca de 10 milhões de serviços e consultas online e pelos terminais de autoatendimento também foi exposta como um dos grandes investimentos dos últimos seis anos.

“É muito bom ver os avanços tecnológicos e a qualidade da prestação de serviços que o Detran tem oferecido aos seus usuários. Sou um defensor do princípio de um bom planejamento em uma gestão e, o Detran do Paraná tem consolidado esse trabalho investindo em planejamento e prestando um bom serviço à população”, afirmou o deputado Hugo Leal, que, antes de ser parlamentar, presidiu o Detran/RJ.

Os servidores do setor de Educação mostraram o trabalho na conscientização de crianças para a construção de um trânsito mais seguro. Desde 2015, o Detran/PR já alcançou 3 mil alunos do ensino fundamental de Curitiba e Região Metropolitana, através do programa “Conhecendo o Detran e BPTran”.

Compartilhar

Bancada do Rio prioriza saúde, Via Light e segurança na LDO

sexta-feira, 14 julho, 2017

Os parlamentares do Rio de Janeiro no Congresso aprovaram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovadas na noite de quinta-feira (13/7) estabelecendo metas de investimento na estrutura de unidades de atenção especializada em saúde, na construção do prolongamento da Via Light (RJ 081) até a Via Dutra e no reaparelhamento e modernização da PM e da Polícia Civil do Rio. “Para termos os recursos no Orçamento da União para 2018 para esses investimentos, o primeiro passo é colocar a emenda com a meta na LDO”, explicou o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada do Rio na Câmara e integrante da Comissão Mista de Orçamento (CMO), responsável pela confecção da LDO e, no segundo semestre, do Orçamento 2018.

Para 2017, a saúde já foi prioridade da bancada, que destinou R$ 120 milhões para hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). “No setor da saúde, a situação falimentar do estado do Rio e a gestão ineficiente implicam na redução do atendimento em hospitais já superlotados. A necessidade de investimentos de toda ordem requerem, sem dúvida, o aporte de recursos federais. Consciente de seu papel e responsabilidade, a Bancada do Rio de Janeiro indicou como principal meta, para atendimento prioritário pelo Poder Executivo Federal, a estruturação de unidades de atenção especializada em saúde”, destacou Hugo Leal.

Sobre o prolongamento da Via Light/RJ-081, em uma das extremidades até a Rodovia Presidente Dutra, BR 116,o parlamentar frisou que a obra tem grande importância para a Região Metropolitana do Rio, por permitir a implantação de projetos de transporte de passageiros de grande capacidade com deslocamento mais ágil entre municípios da Baixada Fluminense e a região da Barra da Tijuca. “Essa ação já fez parte da LDO em 2008 mas não foi executada. Por isso, a bancada decidiu priorizar e reintroduzir esta ação neste ano, uma vez que a mobilidade urbana é um pleito constante da população do Estado e depende também de obras de infraestrutura com esta na Via Light”, explicou o coordenado da bancada do Rio.

O deputado Hugo Leal argumentou ainda que “os indicadores de violência são alarmantes, o roubo de cargas, as numerosas ações envolvendo o tráfico de drogas e a constante violência urbana justificam a necessidade de investimentos permanentes no estado na área de segurança”. Os projetos sugeridos pela PM incluem Implantação das Bases Avançadas de Policiamento Turístico, Modernização Tecnológica, Reestruturação do Complexo de Ensino, Informatização do Sistema de Saúde e Criação do Sistema Integrado de Gestão das Reservas de Armamento. No caso da Polícia Civil: os projetos incluem Aumento da Capacidade de Processamento do Centro de Redes e das Ferramentas de Segurança do Site, Implantação de Business Intelligence e Implantação de Solução para Análise de Redes Sociais.

Compartilhar

Operações Lei Seca: Hugo destaca projetos

sexta-feira, 14 julho, 2017

Autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o deputado federal Hugo Leal participou, nesta quinta, do 1º Encontro das Operações Lei Seca do Brasil. O parlamentar destacou a importância das ações de fiscalização, realizadas hoje, regularmente, em 14 estados do país. “É fundamental esse papel de transformar leis, normas e regulamentos em ações em defesa da vida”, disse Hugo Leal.

Em seu pronunciamento, o deputado destacou dois projetos em andamento no Congresso Nacional que considera fundamentais para a melhoria da segurança viária no país. “O PL 5568/2013 é fruto do.Movimento Não Foi Acidente que de baseia no fato de que alguns acidentes, na verdade, não são acidentes, mas crimes. A pessoa escolhe beber e dirigir. A pessoa escolhe ultrapassar em local proibido”, frisou o autor da Lei Seca. O PL 5568 aumenta as penas para crimes de trânsito: passa de 6 meses a 2 anos de detenção para 2 a 5 anos de reclusão no caso de lesão corporal; e de 2 a 4 anos de detenção para 5 a 8 anos de reclusão no caso de homicídio de trânsito.

Hugo Leal também lembrou do projeto 8272/2014 que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, estabelecendo um regime de metas de redução de índice de mortos no trânsito por grupos de habitantes e de índice de mortos no trânsito por grupos de veículos. Este projeto, aprovado pelos deputados, recebeu emendas do Senado e voltou para a Câmara. “Nossa intenção é conseguir aprovar esses dois projetos até setembro quando o Código de Trânsito Brasileiro completa 20 anos. Seria uma forma de celebrar com ações legislativas efetivas pela segurança no trânsito”, afirmou o deputado.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro lembrou ainda que a Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprovou a realização de Audiência Pública para discutir sobre a regulamentação, homologação e utilização de etilômetros portáteis e não portáteis e outros equipamentos com fins probatórios no âmbito da fiscalização de trânsito. “É uma preocupação de todos nós termos apenas dois modelos de etilômetros aprovados pelo Inmetro. Existiriam modelos de etilômetros há mais de dez anos aguardando a aprovação para utilização pelos órgãos de fiscalização. Essa demora prejudica e limita as operações da Lei Seca”, acentuou o deputado Hugo Leal.

Compartilhar