Busca

/Blog Hugo Leal

Archive for maio 27th, 2009


Na França, condutor alcoolizado pode perder seu carro

quarta-feira, 27 maio, 2009

Organizado pelo Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transportes de São Paulo, o evento realizado nesta terça-feira na capital paulista, faz parte das comemorações ao ano 2009 França-Brasil, cujo tema central do encontro foi ?Como a França trata o trânsito?.

Embora a legislação francesa admita a tolerância de até 0,5 gramas de álcool por litro de sangue, a conscientização, o controle e a sanção são bem maiores do que os aplicados no Brasil. De acordo com Pierre Gustin, todos os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para consumo imediato, por exemplo, são obrigados a disporem de bafômetros para controle de alcoolemia de seus clientes. Farmácias e bancas de revistas também vendem para o público, aparelhos descartáveis e baratos para triagem individual.

Também participando do evento como palestrante, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), autor da Lei Seca, ficou particularmente impressionado com a informação de que tramita no parlamento francês um projeto determinando o confisco do veículo de motorista reincidente na infração de dirigir embriagado.

Ao fazer um balanço de sua trajetória parlamentar em defesa da vida no trânsito, Leal destacou a importância e os efeitos imediatos da Lei Seca que, pessoalmente, prefere chamar de lei da vida. O deputado também destacou seu esforço no sentido de incluir o Brasil no rol dos países que tratam com seriedade e decisão a questão da violência no trânsito ? classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma questão de saúde pública.

Em sua opinião, é fundamental a existência de uma entidade forte, capacitada e independente para prevenir e acompanhar as ocorrências trágicas do trânsito brasileiro que mata, anualmente, quase 40 mil pessoas por ano. Documento nesse sentido foi encaminhado ao Poder Executivo, elencando os exemplos de sucesso de países como a França, os Estados Unidos e a Espanha.

Assessoria de Comunicação Gabinete do deputado federal Hugo Leal