Busca

/Blog Hugo Leal

outubro, 2013


Deputado Hugo Leal, autor da Lei Seca, elogia tema da redação do Enem

segunda-feira, 28 outubro, 2013

Deputado Hugo Leal, autor da Lei Seca, elogia tema da redação do Enem

Autor da Lei Seca, o deputado federal Hugo Leal (Pros-RJ) elogiou a escolha do tema na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, a Lei 11.705/08 e sua atualização em 2012 – que aumentou o rigor contra os motoristas infratores – criaram uma das ferramentas mais importantes para a proteção da vida humana e a segurança do trânsito. Afinal, todo ano cerca de 42 mil pessoas perdem a vida em acidentes ao volante.

“Foi preciso uma legislação rigorosa, com reflexos no bolso do motorista, para conscientizar a população a respeito de uma tragédia cotidiana. Este ano, a Lei Seca completou cinco anos de vigência, trazendo resultados animadores. O estados que adotaram uma fiscalização efetiva registram números cada vez menores de colisões e atropelamentos. O Brasil vive uma mudança de cultura, que se faz sentir nos hábitos de motoristas e passageiros”, explica Hugo Leal, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

Segundo o deputado, a vigilância do Poder Público é parte fundamental deste processo. A Lei Seca deixou claro que o ato de beber e dirigir é mais que uma irresponsabilidade — é um crime, um atentado contra a vida. Afinal, o Brasil é signatário de um pacto com a ONU, chamado Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que prevê a redução dos acidentes fatais em 50% até 2020.

Apesar de seus méritos indiscutíveis, alguns ajustes são necessários para que a lei se torne ainda mais eficaz. Hugo Leal ressalta que o Brasil avançou pouco na consolidação de uma política de redução de acidentes de trânsito. Ele defende ações integradas nas três esferas de poder, bem como a criação da Secretaria Especial de Prevenção e Segurança no Trânsito para elevar a questão ao nível da Presidência da República.


Deputado Hugo Leal se filia ao PROS e assume presidência regional do partido no Estado do Rio

quinta-feira, 3 outubro, 2013

Deputado Hugo Leal se filia ao PROS e assume presidência regional do partido no Estado do Rio

O deputado federal Hugo Leal está de casa nova. A partir desta semana, ele integra a bancada do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), uma legenda que nasce da vontade de mudar a forma como a política é feita no Brasil. A filiação ao PROS tem uma razão fundamental: o novo partido abre a possibilidade de se construir um país melhor e mais justo na distribuição de suas riquezas. O compromisso de Hugo Leal é de olhar o Brasil sem perder o foco no Rio de Janeiro, estado que ele representa e pelo qual exerce um mandato dos mais atuantes.

O PROS tem como sua principal bandeira a redução da carga de impostos, fator de grande desequilíbrio social. O deputado sempre esteve engajado nessa luta. Hoje, o Brasil tem um das cargas tributárias mais elevadas do mundo, que achata os salários da classe trabalhadora e condena o país ao atraso. Pessoas com menos renda, proporcionalmente, são as que mais pagam impostos e consequentemente são as mais prejudicadas.

“O partido também está engajado em causas com as quais sempre me identifiquei, como a melhoria das redes de educação e saúde pública, o direito à moradia digna e a defesa do meio ambiente. São temas que sempre tiveram prioridade em meus dois mandatos de deputado, assim como as iniciativas para o desenvolvimento da infraestrutura urbana”, explica o parlamentar, que será o presidente regional do PROS.

O partido, representado pelo número 90, abriu as portas para Hugo Leal por seu trabalho em favor de um Brasil moderno e mais justo socialmente. Autor da Lei Seca, o deputado tem uma longa trajetória ligada à melhoria da segurança do trânsito, da tecnologia e dos transportes. Ele é advogado formado pela UFRJ, bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Candido Mendes e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (UFRJ).

Hugo Leal foi presidente do Detran-RJ de 2003 a 2005, secretário estadual de Administração e secretário de Justiça e Direitos do Cidadão. Em seu segundo mandato de deputado, ele hoje é vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da bancada fluminense. Também preside a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, além da integrar diversas comissões permanentes da Câmara.

O PROS conseguiu seu registro na Justiça eleitoral após reunir mais de 1,5 milhão de assinaturas em todo o País. O processo de construção do partido durou cerca de quatro anos, período em que seus fundadores – tendo à frente o presidente nacional da legenda, Eurípedes Júnior – lançaram o desafio de criar uma nova ordem social no Brasil. “No PROS, vamos conscientizar cada cidadão de seus direitos para que possa participar efetivamente na formação do governo e na sua administração”, afirma Hugo Leal.