Busca

/Blog Hugo Leal

novembro, 2013


Hugo Leal participa de curso para treinamento online de motociclistas no Complexo do Alemão

sábado, 23 novembro, 2013

O deputado Hugo Leal, autor da lei seca, participa neste sábado (23), no Complexo do Alemão, de uma atividade voltada para treinamento e conscientização sobre segurança de motociclistas. O projeto-piloto “Motociclista Atitude Positiva” vai disponibilizar um curso on line abordando técnicas de pilotagem e condução segura para aproximadamente 500 motociclistas. O evento, que será realizado das 9h às 17h, é resultado de uma parceria entre o Observatório Nacional de Segurança Viária e a ONG Viva Rio
“Essa iniciativa é fundamental para reforçar a segurança no tráfego de motos. É preciso lembrar que o número de motociclistas mortos em acidentes no Brasil subiu 932,1% entre 1996 e 2011, o que faz dos usuários de moto as maiores vítimas fatais no trânsito. Diante do crescente número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, o Observatório Nacional de Segurança Viária vem promovendo uma série de ações de conscientização com diversos públicos”, explica Hugo Leal, autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
“Nossa intenção é democratizar para todos os setores da sociedade o maior número de informações sobre um comportamento seguro no trânsito. Esse é o início da formação de uma cultura de segurança viária nessa comunidade, que aos poucos se estende para outras, e assim sucessivamente”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Seminário sobre o Direito Marítimo no Projeto do Novo Código Comercial Brasileiro

sexta-feira, 22 novembro, 2013

O deputado Hugo Leal participou nesta sexta-feira(22), como vice presidente da Comissão Especial, do Seminário sobre o Direito Marítimo no Projeto do Novo Código Comercial Brasileiro, no plenário da OAB-RJ. O evento debateu as Emendas nº 55 e 56, que incluem temas relacionados ao Direito Marítimo no Projeto de Lei 1.572/2011.


Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

domingo, 17 novembro, 2013
Assinatura no Painel da Década de Ação Pela Segurança no Trânsito, como autor de lei seca e presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, com Fernando Diniz, presidente da ONG Trânsito Amigo


Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito.

domingo, 17 novembro, 2013


1ª Feira Literária de Búzios

sábado, 16 novembro, 2013

1ª  Feira Literária de Búzios com Cláudio Mendonça, Secretario Municipal de Educação, Faruk, responsável pelo projeto, Se Essa Rua Fosse Minha e André Granado, Prefeito de Búzios.


Emendas da bancada fluminense priorizam o ensino superior no Estado.

segunda-feira, 11 novembro, 2013

Coordenador da bancada fluminense na Câmara, o deputado Hugo Leal tem sido um dos principais articuladores de projetos destinados ao aprimoramento do ensino superior no Estado. Na última sexta-feira, ele participou no Rio de um encontro com dirigentes de instituições federais, como Unirio, UFRJ, UFRRJ, UFF e Cefet-RJ. O encontro foi realizado na Reitoria da Unirio, na Urca, e teve como pauta principal a destinação de recursos de emendas de bancada para o aprimoramento das instituições. Também foi discutido o apoio para a transformação do Cefet-RJ em universidade tecnológica.

Hugo Leal salientou que, desde 2007, as emendas da bancada fluminense para as universidades federais somam R$ 104,61 milhões. Os recursos destinam-se à modernização e à recuperação da infraestrutura das instituições, bem como à expansão dos campi e ao funcionamento de hospitais de ensino. Os parlamentares também contemplarem as universidades com vebas para Assistência ao Estudante.

“A bancada tem sido atuante nessa questão e sensível ao apelo dos dirigentes. A articulação dos parlamentares fluminenses é fundamental para levar adiante essas demandas, seja através de emendas coletivas ou individuais. Nosso objetivo é fortalecer as universidades, para queofereçam padrão de excelência no ensino superior”, afirma Hugo Leal


Produtos Orgânicos

segunda-feira, 11 novembro, 2013

Almoço e eleição para presidência dos produtores orgânicos no Estado do Rio. Brejal/Petrópolis


Hugo Leal participa de solenidade que escolheu Petrópolis cidade-sede da Academia de Formação de bombeiros

segunda-feira, 11 novembro, 2013

 

O deputado Hugo Leal participou neste domingo da solenidade oficial que elegeu Petrópolis a cidade-sede da Academia de Formação de Bombeiro Militar Dom Pedro II. A cerimônia foi marcada pelo assentamento da pedra fundamental da unidade, no antigo prédio dos Correios, na Fazenda Inglesa, às margens da BR-040. O espaço será revitalizado e adaptado para o curso que forma 50 aspirantes a oficiais todos os anos.

Ao discursar no evento, Hugo Leal destacou a importância de aproveitar o espaço – que estava ocioso – para a formação  de oficiais que vão comandar os batalhões de todo o estado. O quadro de oficiais, mais de 1.100 em todo o estado, é formado na Academia desde 1955.

O espaço de 20 mil metros quadrados será transformado em um complexo para as aulas teóricas e preparação física para combates a incêndios e resgates. A ABMDP II é um estabelecimento de ensino superior do Corpo de Bombeiros. Os internos são selecionados em vestibular da Universidade do estado do Rio de Janeiro (Uerj).


Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Rio

domingo, 10 novembro, 2013

Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Rio: “Revive Renovação!” tema do congresso, que este ano acontece em Niterói, no Colégio Salesiano de Santa Rosa.


Deputado Hugo Leal defende aulas de educação para o trânsito nas escolas e conscientização de motoristas para evitar acidentes

domingo, 10 novembro, 2013

 

O deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, defendeu nesta sexta-feira uma atuação mais efetiva do Poder Público na redução do número de mortes e acidentes ao volante.Durante palestra no Seminário Internacional “Álcool e Outras Drogas na Atenção Básica de Saúde”, realizado no Arquivo Nacional, o parlamentar lembrou que o Brasil é signatário da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O tratado da ONU tem como meta a redução em 50% das fatalidades provocadas por veículos automotores até 2020.

Hugo Leal alertou que não há políticas efetivas para alcançar esta meta. Segundo ele, é preciso uma comunicação direta com a sociedade, reforçando a fiscalização e o cumprimento das leis de trânsito. “Estamos falando de 45 mil mortes por ano no país. As campanhas para a redução do número de acidentes precisam ser diretas e permanentes por parte dos órgãos governamentais. Precisamos interagir com a sociedade com propagandas impactantes, pois só assim teremos o resultado esperado”, afirmou o deputado.

Durante a explanação do deputado foram exibidos vídeos sobre comportamentos educacionais, relacionamento condutor/agente de trânsito e os estímulos ao bom convívio entre os profissionais e condutores nas vias públicas. Os vídeos mostram o quanto a educação é necessária para fortalecer a segurança no trânsito.

Hugo Leal propõe a implementação do conceito de educação para o trânsito nas escolas de ensino infantil e fundamental, a introdução de disciplina com conteúdos relacionados ao trânsito, utilização das redes sociais na discussão da segurança no trânsito e o fornecimento de material educativo para as escolas de todos os municípios.

Para o deputado, é importante que as autoescolas modifiquem o conceito de formação dos motoristas. A proposta da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro é que elas atuem como centro de formação de condutores, para que sejam inseridas pessoas conscientizadas e comprometidas com o objetivo de redução no número de mortes e acidentes nas vias e estradas brasileiras.