Busca

/Blog Hugo Leal

janeiro, 2016


Hugo Leal visita Hospital do Fundão e fala sobre verbas para ajudar instituição

quinta-feira, 28 janeiro, 2016

Um dos parlamentares mais atuantes na luta pelo fortalecimento dos centros federais de ensino de medicina, o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ) reuniu-se, nesta quinta-feira (28 de janeiro), com a direção do Hospital Clementino Fraga Filho, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.

Coordenador da bancada federal fluminense em Brasília, Hugo Leal foi recebido pelo diretor do Hospital do Fundão, professor Eduardo Côrtes e sua equipe. O parlamentar falou sobre a atuação dos deputados e senadores do estado para conseguir recursos para ajudar a instituição.

Um dos assuntos debatidos foi a aprovação e aplicação de recursos de R$ 40 milhões, feita pela bancada fluminense, junto ao Ministério da Educação. Além disso, há indicação de valores, perto de RR 30 milhões, encaminhada  por meio de emendas individuais dos parlamentares.

Na reunião, Hugo Leal ressaltou que a direção do hospital  deverá elaborar um cronograma  bem detalhado de investimentos para ser discutido no Ministério da Educação.

O deputado explicou que é preciso acompanhar de perto o encaminhamento das emendas de bancada, a fim de assegurar a liberação dos recursos.

“A liberação das verbas de emendas individuais é mais objetiva. A maioria tem caráter obrigatório. As emendas coletivas ou de bancada dependem programação orçamentária própria”, explicou.

Hugo Leal, Eduardo Côrtes e demais integrantes da direção do hospital universitário abordaram, ainda, a dificuldade da adesão da unidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pelo gerenciamento de recursos de centros de ensino de medicina ligados a instituições federais em todo o Brasil. No Rio, apenas o Hospital do Fundão ainda não aderiu à ABSERH.

No encontro desta quinta-feira, Hugo Leal citou uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU),  o acórdão 2983/2015,  a respeito de  ajustes que precisam ocorrer nessas instituições que utilizam mão-de-obra terceirizada para suprir a falta de pessoal concursado.

Hugo Leal se colocou à disposição da direção do Clementino Fraga Filho para discutir alternativas e solucionar o impasse.

“Estamos aqui para ajudar a construir  e para fazer o melhor para a unidade. O Hospital do Fundão é uma referência para todo o Brasil e o Estado do Rio precisa dele. Aqui, está o que há melhor na medicina”, afirmou.

O deputado também se mostrou preocupado com a redução do número de leitos  para a prática dos estudantes da universidade.

O diretor da unidade, Eduardo Cortês, agradeceu o empenho do deputado federal na luta pela melhoria das condições de atendimento.

O diretor do Clementino Fraga Filho disse ao deputado Hugo Leal que pretende convocar vários setores da sociedade civil e entidades de classe para discutir os investimentos na unidade.

“Vamos fazer uma audiência pública para tratar do investimento e saber quais devem ser as prioridades na visão das entidades.”

VISITA

Depois da reunião, o deputado Hugo leal percorreu os longos corredores do hospital e conheceu algumas alas da unidade.

Esteve, por exemplo, numa Unidade de terapia Intensiva (UTI), recém construída, mas sem condições de receber pacientes em seus nove leitos. É que não existe número ideal de profissionais para atuar no serviço.

Problema semelhante ocorre em duas enfermarias, também recém-construídas.  Nesse espaço, poderiam ser atendidos 64 pacientes.  Há, ainda, dois postos de enfermagem.

O parlamentar também conferiu o trabalho realizado no laboratório responsável pelos testes de epilepsia. Circulou por e numa área ainda em obras, onde estão sendo erguidos 34 novos leitos.

No fim desse corredor, conheceu um espaço que serve como lembrança do prédio de 13 andares da Ala Norte da unidade, demolida em 2010.

O edifício havia sido construído em 1950.


Hugo Leal recebe presidente do PROS em Maricá

terça-feira, 26 janeiro, 2016

EQP – O presidente do PROS-RJ, deputado federal Hugo Leal, participou, nesta terça-feira (26 de janeiro), de uma reunião sobre as eleições municipais deste ano, em Maricá.

O encontro, no Centro do Rio, contou com a presença do presidente do partido naquela cidade, Rony Peterson.

Os dois conversaram sobre a montagem da chapa para a disputa proporcional e sobre possíveis coligações para o pleito majoritário.


Hugo Leal recebe presidente do PROS em Niterói

terça-feira, 26 janeiro, 2016

EQP- Traçar os rumos do PROS para as eleições municipais deste ano, em Niterói.

Este foi um dos objetivos do encontro entre o presidente do partido no Estado do Rio, o deputado federal Hugo Leal, e o presidente da  legenda naquela cidade, Carlos Emir Laranjeira.

No encontro, no Centro do Rio,  Leal e Laranjeira conversaram sobre a montagem da chapa proporcional e as opções de coligação para o pleito majoritário.

A ideia é fortalecer, cada vez mais, o PROS na importante cidade da Região Metropolitana.


Hugo Leal comenta maioridade do Código de Trânsito Brasileiro

sexta-feira, 22 janeiro, 2016

Autor da Lei Seca, o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ) ressalta os importantes avanços do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que atingiu, nesta sexta-feira ( 22 de janeiro), a maioridade.

Em 18 anos de vigência do código, foram inúmeras as vitórias na guerra contra a mortalidade no trânsito e por um tráfego mais seguro.

Entre elas, a instituição do sistema de pontuação e perda da habilitação e as normas  mais rigorosas para punição de  motoristas que cometem infrações.

O deputado Hugo Leal teve  participação importante  no aprimoramento da legislação.

Os destaques de sua atuação na Câmara dos Deputados, como autor ou relator,  vão para a tolerância zero para quem bebe e pega o volante e para o aumento da punição para as ultrapassagens forçadas e rachas.

Esses, por sinal, são as principais causas de morte no trânsito.

A pesar de todas as conquistas, o autor da Lei Seca acredita que é preciso aprimorar ainda mais a legislação. E, sobretudo, reforçar a conscientização dos motoristas, a educação das novas gerações e a eficácia de punição dos infratores.

 

 

 


Hugo Leal busca soluções para projetos do Minha Casa, Minha Vida em Petrópolis

sexta-feira, 22 janeiro, 2016

Problemas relativos ao Programa Minha Casa, Minha Vida, em Petrópolis, foram um dos temas da audiência entre o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ)  e o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Elton Santa Fé Zacarias.

No encontro, realizado nesta quarta-feira (20 de janeiro), em Brasília, o parlamentar e o representante do governo federal  abordaram assuntos importantes como a situação dos empreendimentos no Vicenzo Rivetti e na Estrada do Caititu, em Corrêas.

Nas duas áreas, deveriam ser construídas moradias populares para abrigar famílias castigadas pelas enxurradas de 2011 e 2013.

Entretanto, as obras no Vicenzo Rivetti estão paradas há mais de um ano e o terreno da Estrada do Caititu está em processo de venda.

Na audiência, Hugo Leal também falou sobre medidas emergenciais para socorrer a região, que sofre novamente com as fortes chuvas dos últimos dias.

 


Jornais de Petrópolis destacam audiência de Hugo Leal com o ministro da Saúde

quinta-feira, 21 janeiro, 2016

Os jornais de Petrópolis destacaram, nesta quinta-feira (21 de janeiro), a audiência do deputado federal Hugo Leal com o ministro da Saúde, Marcelo Castro. em Brasília.

No encontro, na quarta-feira (20), Leal solicitou a liberação de recursos de emendas no valor de R$ 1,5 milhão para beneficiar unidades da cidade.

Confira a matéria do Diário de Petrópolis:


Hugo Leal participa de audiência com o ministro da Saúde

quarta-feira, 20 janeiro, 2016

O deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ) participou, nesta quarta-feira (20 de janeiro), de uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Na reunião, realizada na sede do Ministério, em Brasília, Leal se mostrou preocupado com a situação da saúde nos municípios do Rio.

Diante de um quadro complicado, o parlamentar solicitou ao ministro Marcelo Castro a agilização no processo de liberação de recursos de  emendas para contemplar cidades do Estado.

Hugo Leal também falou sobre dificuldades enfrentadas por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em alguns municípios e pediu apoio para amenizar os problemas.

Leal e Castro conversaram sobre problemas em municípios do Rio


Jornal de Petrópolis ressalta trabalho de Hugo Leal para apoiar Universidade Católica

segunda-feira, 18 janeiro, 2016

A Tribuna de Petrópolis destacou,  esta semana, a audiência do deputado Hugo Leal no Ministério da Educação, em Brasília.

Com o advogado da Universidade Católica de Petrópolis (UCP, Anderson Cunha, o parlamentar solicitou a mudança do grupo responsável pela manutenção dos recursos financeiros da instituição.

Confira:


Hugo Leal é destaque em coluna de O Globo

sexta-feira, 15 janeiro, 2016

O deputado federal Hugo Leal, presidente do PROS-RJ, foi destaque da coluna Panorama Político, desta sexta-feira (15 de janeiro),  no Jornal O Globo.

O colunista Ilimar Franco ressaltou uma frase do parlamentar sobre as eleições municipais de 2016.

Confira:


Hugo Leal luta por verbas para UPAs de Petrópolis

sexta-feira, 15 janeiro, 2016

Em busca de recursos  para melhorar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS)  de Petrópolis, o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), o prefeito Rubens Bomtempo, e o secretário municipal de Saúde, Marcus Curvelo, participaram, nesta quarta-feira (13 de janeiro), de uma audiência no Ministério da Saúde, em Brasília.

O grupo solicitou ao secretário Nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, que o Fundo Nacional de Saúde  mude, a partir de  janeiro 2016, a forma de repasse de recursos referentes às habilitações das UPAS Centro e Cascatinha.

A comitiva de Petrópolis pede que o dinheiro  seja enviado diretamente ao Fundo Municipal de Saúde e não mais ao Fundo Estadual de Saúde.

Por mês, deveriam ser repassados para o município R$ 250 mil para cada UPA.

Entretanto, o dinheiro, enviado ao Fundo Estadual, nunca foi entregue ao município pelo Estado.

O Ministério Público Federal (MPF) também está acompanhando a questão.

“A nossa preocupação é manter os serviços funcionando”, ressaltou o secretário de Saúde Marcus Curvelo.

Hugo Leal, o prefeito e o secretário municipal de saúde pediram, ainda, a publicação da portaria que habilita as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a renovação da frota.

O prefeito de Petrópolis  anunciou que vai assumir, a partir de 1º de fevereiro, as UPAS  Centro e Cascatinha, mesmo diante da falta de repasses do Governo do Estado.

Atualmente, a dívida do governo estadual com a Prefeitura já chega a R$ 7,2 milhões.

Leal, prefeito Bomtempo e secretário Curvelo estiveram em Brasília