Busca

/Blog Hugo Leal

Archive for agosto 3rd, 2017


Hugo recebe pesquisador que desenvolve vacina contra uso de cocaína e crack

quinta-feira, 3 agosto, 2017

O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) recebeu, na noite nesta terça-feira (2/8), a visita do professor Frederico Garcia, coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos responsáveis por uma pesquisa de vacina que combate o vício em cocaína e crack. Por falta de verba, no entanto, a equipe envolvida afirma que não consegue avançar os testes em humanos. Ela precisa de R$ 350 mil para continuar com os estudos. “Fiquei sabendo da pesquisa, muito importante para combatermos esse flagelo que é o consumo de cocaína e crack. Por isso, quis conhecer o professor e tentar ajudar na continuidade das pesquisas”, explicou o parlamentar.

O médico psiquiatra iniciou as pesquisas em 2012 quando trabalhava com um grupo de mulheres grávidas viciadas em crack e cocaína. Segundo o professor Garcia, a substância consiste em uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a droga e impede que ela produza o efeito do prazer no cérebro. Garcia revelou, ainda, que os testes da vacina em animais terminaram há quase seis meses e foram ‘promissores’. Ainda de acordo com o pesquisador, o Brasil está trabalhando há quase cinco anos no projeto. Para ele, quem é imunizado com essa vacina e estiver dentro de um programa de tratamento, terá menos vontade de usar a droga.

O país é o terceiro do mundo a tentar produzir uma vacina contra a droga. Porém, apenas a vacina não será suficiente para o dependente químico e, sim, um tratamento com assistente social, psicólogos, psiquiatras e outros médicos clínicos. “De acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Droga, recentemente divulgado, o Brasil representa 20% do consumo mundial de cocaína e crack. É uma verdadeira epidemia e temos que apoiar iniciativas para conter esse vício que ameaça a sociedade, principalmente a juventude”, acrescentou o deputado Hugo Leal.