Busca

/Blog Hugo Leal

Archive for outubro 9th, 2017


Hospitais federais: deputados pedem celeridade a juiz federal

segunda-feira, 9 outubro, 2017

Os deputados federais Hugo Leal, Laura Carneiro,Jandira Feghali e Deley – todos integrantes da Integrantes da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre os Hospitais Federais no Rio – e presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), Nelson Nahon, e o assessor jurídico do Conselho, Paulo Sérgio Martins, estiveram nesta segunda (09/10), com o juiz Firly Nascimento Filho, titular da 5ª Vara Cível da Justiça Federal, para solicitar celeridade na análise do pedido de liminar na ação civil pública pela renovação imediata dos contratos dos profissionais de saúde nas nove unidades federais de saúde no estado. “A cada mês, acabam muitos contratos temporários de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, que não são renovados. A situação dos hospitais é dramática”, afirmou o deputado federal Hugo Leal, coordenador da bancada do Rio na Câmara e integrante da comissão.

No final de agosto, os deputados da Comissão Externa da Câmara dos Deputados para avaliar a situação dos hospitais federais do Rio assinaram em apoio à ação civil pública protocolada na Justiça Federal pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ) contra o Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir a renovação dos contratos temporários dos profissionais da saúde que trabalham nos hospitais federais do estado até a realização de concurso público. “Os hospitais federais são fundamentais para o sistema da saúde do Rio, principalmente neste momento de falência total do estado, e estão sendo obrigados a paralisar serviços por falta de pessoal. A renovação vai salvar vidas”, destacou a deputada Jandira Feghali, coordenadora da Comissão Externa.

Presidente do Cremerj, o médico Nelson Nahon relatou a crise constatada em recentes visitas realizadas por conselheiros: saída de sete profissionais e fechamento de leitos no Hospital do Andaraí, fechamento do banco de sangue do Hospital Cardoso Fontes, redução de 30% no atendimento do Instituto Nacional de Cardiologia até o fim do ano. “Realmente, precisamos de alguma medida para evitar a paralisação dos hospitais”, disse. O juiz federal Firly Nascimento Filho ouviu os argumentos e afirmou que aguarda manifestação do Ministério da Saúde antes de tomar decisão sobre qualquer medida cautelar.

Para o deputado Hugo Leal, o encontro foi muito importante. “O juiz Firly Nascimento Filho ouviu nossos argumentos com atenção e tenho certeza que teremos a decisão sobre o pedido de liminar assim que o ministério se manifestar”, afirmou o coordenador da bancada. O Rio de Janeiro sedia seis hospitais – Andaraí, Lagoa, Ipanema, Bonsucesso, Cardoso Fontes e – Servidores do Estado, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Instituto de Cardiologia de Laranjeiras.


Hugo Leal participa do “Política com Fé” da Rádio Anunciadora

segunda-feira, 9 outubro, 2017

O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) participou na sexta-feira (6/10) do programa “Política com Fé” da Rádio Anunciadora, da Arquidiocese de Niterói, ao lado dos apresentadores Lucio Machado, Tadeu Araújo e Ciro Hollanda.

“A igreja católica tem feito um trabalho maravilhoso e vem consolidando, principalmente na defesa de valores e princípios, que estamos tão carentes. Para mim é uma satisfação unir a atividade parlamentar e ter como referencia a doutrina católica, que recebi desde minha infância”, disse o deputado, integrante do Pastoral dos Políticos Católicos da Arquidiocese do Rio e da Frente Parlamentar Católica no Congresso Nacional, na abertura do programa.

O parlamentar comentou sobre os comentários do Papa Francisco sobre política: “Uma das formas de caridade é a política, desde que você entenda que política é doação, prática do bem comum e representação”, afirmou.

Hugo contou que também participa do Grupo de Oração Beata Elena Guerra no Congresso Nacional, toda quarta-feira, com os deputados integrantes da Frente Parlamentar Católica. O programa Política com Fé é transmitido pela Rádio Anunciadora todas as sextas-feiras, a partir das 12h.