Busca

/Blog Hugo Leal

Maio Amarelo: Hugo alerta para número de vítimas do trânsito

Neste “Maio Amarelo”, o mundo se mobiliza em alerta para o alto número de mortos e feridos no trânsito: no Brasil, são quase 40 mil vítimas fatais por ano. O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) , presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, falou sobre o tema no programa Com a Palavra, da Rádio Câmara. O parlamentar destacou que o trânsito mexe com a conduta das pessoas, por isso as campanhas são fundamentais.

Autor da Lei Seca, o deputado afirmou que a legislação trouxe à tona o debate na sociedade para o perigo da embriaguez ao volante e a necessidade de punir quem bebe e dirige. “O maior impacto da Lei Seca foi provocar uma mudança de comportamento dos motoristas. Está ocorrendo uma mudança geracional: os mais jovens são os mais conscientes do perigo. Isso é tão ou mais importante do que punir os infratores”, afirmou o deputado.

Hugo Leal destacou ainda que as campanhas de conscientização devem ser permanentes e com diversos focos. “Não adianta focar só a Lei Seca, ela é apenas um dos itens. O trânsito seguro envolve um conjunto de fatores: excesso de velocidade, uso do capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, correta sinalização, formação do condutor, coibir o uso de celular ao volante e diversos outros itens”, alertou. O parlamentar também falou sobre as modificações legislativas, lembrou que está em discussão o aumento das penas para crimes de trânsito e criticou a impunidade de muitos motoristas infratores. “A impunidade é a mãe da imprudência”, lamentou.

Ouça abaixo a entrevista completa.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/COM-A-PALAVRA/532797-MAIO-AMARELO-ALERTA-40-MIL-MORREM-POR-ANO-NO-BRASIL-EM-ACIDENTES-DE-TRANSITO.html

Deixe um Comentário