Busca

/Blog Hugo Leal

Bancada do Rio prioriza saúde, Via Light e segurança na LDO

Os parlamentares do Rio de Janeiro no Congresso aprovaram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovadas na noite de quinta-feira (13/7) estabelecendo metas de investimento na estrutura de unidades de atenção especializada em saúde, na construção do prolongamento da Via Light (RJ 081) até a Via Dutra e no reaparelhamento e modernização da PM e da Polícia Civil do Rio. “Para termos os recursos no Orçamento da União para 2018 para esses investimentos, o primeiro passo é colocar a emenda com a meta na LDO”, explicou o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada do Rio na Câmara e integrante da Comissão Mista de Orçamento (CMO), responsável pela confecção da LDO e, no segundo semestre, do Orçamento 2018.

Para 2017, a saúde já foi prioridade da bancada, que destinou R$ 120 milhões para hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). “No setor da saúde, a situação falimentar do estado do Rio e a gestão ineficiente implicam na redução do atendimento em hospitais já superlotados. A necessidade de investimentos de toda ordem requerem, sem dúvida, o aporte de recursos federais. Consciente de seu papel e responsabilidade, a Bancada do Rio de Janeiro indicou como principal meta, para atendimento prioritário pelo Poder Executivo Federal, a estruturação de unidades de atenção especializada em saúde”, destacou Hugo Leal.

Sobre o prolongamento da Via Light/RJ-081, em uma das extremidades até a Rodovia Presidente Dutra, BR 116,o parlamentar frisou que a obra tem grande importância para a Região Metropolitana do Rio, por permitir a implantação de projetos de transporte de passageiros de grande capacidade com deslocamento mais ágil entre municípios da Baixada Fluminense e a região da Barra da Tijuca. “Essa ação já fez parte da LDO em 2008 mas não foi executada. Por isso, a bancada decidiu priorizar e reintroduzir esta ação neste ano, uma vez que a mobilidade urbana é um pleito constante da população do Estado e depende também de obras de infraestrutura com esta na Via Light”, explicou o coordenado da bancada do Rio.

O deputado Hugo Leal argumentou ainda que “os indicadores de violência são alarmantes, o roubo de cargas, as numerosas ações envolvendo o tráfico de drogas e a constante violência urbana justificam a necessidade de investimentos permanentes no estado na área de segurança”. Os projetos sugeridos pela PM incluem Implantação das Bases Avançadas de Policiamento Turístico, Modernização Tecnológica, Reestruturação do Complexo de Ensino, Informatização do Sistema de Saúde e Criação do Sistema Integrado de Gestão das Reservas de Armamento. No caso da Polícia Civil: os projetos incluem Aumento da Capacidade de Processamento do Centro de Redes e das Ferramentas de Segurança do Site, Implantação de Business Intelligence e Implantação de Solução para Análise de Redes Sociais.

Deixe um Comentário