Busca

/Blog Hugo Leal

Em encontro pastoral, Hugo defende católicos na política

O deputado federal Hugo Leal (PB/RJ) participou neste sábado (07/10) de encontro da Pastoral dos Políticos Católicos na Paróquia São Sebastião Piabetá, em Magé. Hugo lembrou o papa Francisco ao defender a participação dos católicos na política. “O papa Francisco afirmou que nós, cratólicos, não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos e que a política é uma das formas mais elevadas da caridade porque ela busca o bem comum”, disse o deputado, integrante da Frente Parlamentar Católica e da Pastoral dos Políticos Católicos.

Hugo Leal fez um balanço dos seus 10 anos de atividade legislativa na Câmara dos Deputados, onde se destacou pela autoria da Lei Seca, que pune quem bebe e dirige, suas ações em defesa da vida e dos interesses do Rio de Janeiro. “Entendo a política como um servir e, por isso, me dedico bastante ao mandato e a tudo o que ele significa como um serviço para a população, para aqueles que represento. É muita correria algumas vezes. Fico cansado, mas nunca desanimado porque gosto e acredito no que faço”, afirmou o parlamentar ao fazer uso da palavras,ao lado dos padres Jair, pároco da Igreja São Sebastião Piabetá, Ernani e Ademar.

Na sua manifestação, Hugo Leal destacou ainda que a palavra deputado veio do latim deputatu, enviado a alguma missão. “É assim que entendo o mandato parlamentar: uma missão para aqueles que me deram a confiança e o voto”, acrescentou, lembrando ainda que política vem de polis, palavra grega para cidade e política deriva de politikos, que significava relativo ao cidadão. “É sempre bom estar com pessoas que compartilham desse meu entusiasmo pela política como instrumento de promoção do bem comum e de transformação da sociedade”, afirmou.

O parlamentar frisou ainda que existem muitas formas de ação política. ”Em todas as nossas atividades em sociedade, a política está presente. Da mesma forma em que você participa de sua igreja sem ser bispo, padre, pastor ou rabino, você também faz política quando se reúne na associação de moradores, quando participa de uma ação social, quando participa de conselhos comunitários. Não se exerce a política apenas no Legislativo e no Executivo”, disse o deputado Hugo Leal.

Participaram também do encontro da Pastoral dos Políticos Católicos em Piabetá, o deputado federal Zé Augusto Nalin (PMDB/RJ), vereadores e de integrantes de movimentos da Igreja.

Deixe um Comentário