Busca

/Blog Hugo Leal

CVT vai debater hidrovia no Rio Paraguai

A Comissão de Viação e Transportes aprovou requerimento do deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) para a realização de audiência pública sobre Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Rio Paraguai, realizado pelo DNIT. “O Brasil precisa aproveitar melhor seus rios no transporte e e as informações iniciais do estudo sobre a hidrovia no Rio Paraguai atraíram grande atenção durante o Seminário Internacional Hidrovias do MERCOSUL, realizado pela nossa comissão, em parceria com a representação brasileira no Parlamento do Mercosul”, afirmou o deputado.

Integrante do Parlasul, Hugo Leal lembrou, no requerimento, que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental avaliou o trecho de 1270 km da hidrovia entre Cáceres/MT e Porto Murtinho/MS e projetou as potencialidades futuras, em ações para a melhoria da infraestrutura, aumento da segurança na navegação, transporte de novas cargas, implantação e reestruturação de terminais portuários. “A Hidrovia do Paraguai tem ao todo 3.442 km e contempla cinco países: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai, sendo um dos mais importantes eixos de integração política econômica, social e econômica da América do Sul”, destacou o parlamentar.

Serão convidados para a audiênca pública, em data ainda a ser marcada pela CVT, o administrador da Hidrovia do Rio Paraguai, Marcos Darzi, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Eduardo Ratton, e o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Erick Moura de Medeiros. O convite será estendido ao presidente da Representação Brasileira no Parlasul, deputado Celso Russomano e os outros integrantes do grupo para assistirem à audiência pública e interagirem com os palestrantes.

Deixe um Comentário