
Hugo Leal, Dias Leite, Dias Toffoli, presidente Bolsonaro, Araújo e o almirante Ilques no lançamento da Frente Parlamentar: fortalecimento da Marinha Mercante (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, dos ministros da Relações Exteriores, Eduardo Araújo, e das Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite, foi relançada, nesta terça-feira (28/05), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Marinha Mercante Brasileira. “O Brasil é um país de vocação marítima e o mar é a principal via de comércio global. Por anos vem sendo adiado um investimento maior numa área que é importante e estratégica para o país do ponto de vista econômico e de logística. É hora de reforçar nossa Marinha Mercante”, afirmou o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), presidente da frente.
O presidente Jair Bolsonaro também destacou o papel fundamental da Marinha Mercante. “Temos visto o afretamento de navios de outros bandeiras e as dificuldades de nossa indústria naval. Posso garantir aos nossos homens e mulheres do mar e aos empresários do setor que vamos trabalhar para mudar este quadro. O governo vai contribuir para que a Marinha Mercante do Brasil volte a ter a importância que já teve para a nossa economia. Estamos aqui para somar”, afirmou o presidente, que prometeu atacar burocracia neste e em outros setores. “Muito ajuda no Brasil quem não atrapalha”, acrescentou.

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante Brasileira, deputado Hugo Leal discursa no evento: ´É hora de reforçar nossa Marinha Mercante’ (Foto: Isac Nóbrega/PR)
No lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Marinha Mercante Brasileira, realizada no Clube Naval de Brasília, o deputado Hugo Leal destacou as atividades econômicas ligadas ao mar. “São todas atividades com possibilidade de crescimento, como a cabotagem, importantíssima para a nossa matriz de transporte, e o apoio à produção de petróleo. Esses fatores tornam imprescindível apoiar a Marinha Mercante a fim de contribuir para o desenvolvimento do país bem com assegurar sua independência e proteção”, frisou o parlamentar, coordenador da bancada do Rio de Janeiro, ressaltando ainda a importância do setor para seu estado. Por anos vem sendo adiado um investimento maior numa área que é importante e estratégica para o país do ponto de vista econômico e de logística. A construção naval abriu mão de vários estaleiros, principalmente no Rio, o que gerou perda de mão de obra por conta da disputa internacional”, detalhou Hugo Leal.

Hugo Leal, o ministro Dias Leite, o presidente do STF, Dias Toffoli, o presidente Bolsonaro, o ministro Eduardo Araújo, o almirante Ilques e o senador Wellington Fagundes no lançamento da Frente Parlamentar da Marinha Mercante (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Também presente ao evento, o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Ilques Barbosa, disse que o setor cumpre papel estratégico no desenvolvimento da economia brasileira, sendo responsável por 95% do comércio internacional realizado pelo país. “A Marinha de Guerra existe para proteger a Marinha Mercante. Ela é a matriz que temos que ter para o nosso norte”, disse o almirante.
Participaram ainda o senador Wellington Fagundes (PR/MT), vice-presidente da Frente Parlamentar da Marinha Mercante, e outros integrantes do grupo como os deputados André Figueiredo (PDT/CE), Bruna Furlan (PSDB/SP), Vinicius Carvalho (PRB/SP), Marcelo Calero (Cidadania/RJ) Rossana Valle (PSD/SP). Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP), Enrico Massi (PV/SP) e o senador Arolde de Oliveira (PSD/RJ).