A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e a Prefeitura de Petrópolis, com o apoio de diversas intituições, realizaram na manhã deste sábado (15/5) a Caminhada do Maio Amarelo, no Centro Histórico. Com percurso da Praça da Inconfidência até a Praça Dom Pedro I, a ação teve o objetivo de chamar a atenção da população contra a violência no trânsito.
Para o deputado federal Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o movimento lembra as pessoas sobre suas responsabilidades por um trânsito mais seguro. “Os acidentes de trânsito são a quinta maior causa de morte no mundo. As estatísticas demonstram que precisamos mudar, pois se referem a pessoas, além do grande impacto na economia. Agradeço ao prefeito Rubens Bomtempo, que contribui com o movimento para evitar as sequelas dos acidentes de trânsito”.
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, que também marcou presença na caminhada disse que essa é uma causa de todos nós, porque é o nosso comportamento que se reflete no trânsito. “Temos que ter mais respeito e tolerância, enquanto buscamos uma educação com mais responsabilidade com o outro. Hoje homenageamos todas as famílias que tiveram perdas e reafirmamos que vamos continuar lutando por elas. Em 2015, Bomtempo criou uma lei para instituir o Maio Amarelo como campanha de prevenção para a segurança no trânsito em Petrópolis.
O movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é criar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, a fim de colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade.
Para o presidente da Associação de Motociclistas de Petrópolis (AMP), Arlindo Soares, o evento tem a importância de educar e conscientizar as pessoas sobre as regras de trânsito, em especial quanto aos motociclistas. “A moto é uma ferramenta de trabalho e de lazer, um meio de transporte vulnerável. Os motoristas e motociclistas precisam estar atentos uns aos outros, respeitando as leis”.
Durante o mês, a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e a Prefeitura realizam uma série de atividades que incluem exposição, ações de sensibilização nas ruas, palestras e uma mini cidade do trânsito, montada na Casa da Educação Visconde de Mauá, para trabalhar conceitos básicos de trânsito com alunos da rede. “Nós promovemos a educação preventiva por um trânsito mais seguro no currículo das escolas do município durante todo o ano e, só na última semana, mobilizamos mais de mil crianças nas palestras realizadas pelo Corpo de Bombeiros sobre regras de segurança no trânsito. Esses conceitos precisam ser introjetados para que reduzirmos as consequências dos acidentes de trânsito”, disse a secretária de Educação, Maria Elisa Badia.
Também participaram do evento parentes e vítimas de acidentes de trânsito, alunos e pais da rede municipal de ensino, além de representantes do 15º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), da Subseção de Petrópolis da Ordem dos Advogados do Brasil, da Unimed, do Hospital Santa Teresa e do Banco de Sangue.