Publicada em 13 de abril
Link da matéria no site
Os acidentes de trânsito são problema de saúde pública. Esse foi um dos comentários durante mais uma edição do projeto da Perkons que reúne especialistas e interessados em um chat de 45 minutos para debater temas relativos à segurança e gestão do trânsito. Discutindo a Década de Ações para Segurança no Trânsito, campanha proposta pela Organização das Nações Unidas, o chat mobilizou jornalistas, especialistas e profissionais do setor no último dia 7.
Para debater o assunto, a Perkons convidou Diza Gonzaga, autora do livro “Thiago Gonzaga – Histórias de uma Vida Urgente”, responsável pela campanha VIDA URGENTE e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga; o deputado Hugo Leal, advogado e vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes e presidente da subcomissão de revisão do Código de Trânsito Brasileiro e Rudel Espíndola – engenheiro, mestre e doutor em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) de Campo Grande (MS).
O evento, realizado na data escolhida como o Dia Mundial da Saúde, alertou para o fato de o trânsito, além de ser uma questão que diz respeito aos órgãos de segurança, também concerne à saúde pública. Segundo Diza Gonzaga, umas das especialistas participantes do chat, mais de 70% dos hospitais são ocupados por acidentados do trânsito: “Nós, da Fundação Thiago Gonzaga, acreditamos que, para mudarmos essa carnificina que é o trânsito brasileiro, é preciso investir pesado em educação, porque o que mata no trânsito não é só o desconhecimento da sinalização, é o comportamento