Brasília, 28/01/10 – Luiz Cláudio Canuto (link do áudio)
A Comissão Externa criada para acompanhar as ações realizadas no Rio de Janeiro após a tragédia provocada pela chuva na Serra Fluminense apresenta, no início da próxima legislatura, seu relatório.
O deputado Hugo Leal, do PSC do Rio de Janeiro, que integra a Comissão, informa que o colegiado reuniu dados sobre os repasses do governo federal e a real situação das localidades atingidas e aponta as prioridades, algumas delas baseadas no que foi feito em tragédias semelhantes no Nordeste e Santa Catarina.
“Então, o nosso documento é uma sugestão também de como deverão funcionar um Sistema Nacional de Defesa no momento da tragédia e no momento de recuperação econômica. Obtivemos essa informação no BNDES e no Banco do Brasil, que foi agente financiador de várias empresas que foram depois reconstituídas no Nordeste e no estado de Santa Catarina.”
Os integrantes da Comissão visitaram os municípios atingidos pelas chuvas e viram a situação das estradas vicinais usadas para o suprimento e para o escoamento de produtos nas localidades atingidas.
Outros dados importantes observados pela Comissão dizem respeito à infraestrutura interna dos municípios e ao número de famílias desalojadas e desabrigadas.
Hugo Leal afirma que o principal papel da Comissão é acompanhar a aplicação dos recursos e as ações feitas pelos governos, além das principais necessidades para a retomada da rotina desses municípios.
O segundo passo é a recomposição econômica dos municípios afetados.
Também integram a Comissão Externa os deputados Alexandre Santos, do PMDB, Otávio Leite, do PSDB, Edson Santos, do PT, e Simão Sessim, do PP, todos da bancada do Rio de Janeiro.