O deputado federal pelo Rio de Janeiro Hugo Leal apresentou requerimentos para solicitar audiência pública para debater a Medida Provisória 821, que cria o Ministério Extraordinário de Segurança Pública. O parlamentar quer discutir a relação da nova estrutura com as forças federais de segurança e também com as forças estaduais e a Força Nacional de Segurança. Hugo Leal, coordenador da Comissão Externa que acompanha a intervenção federal da segurança no Rio, justificou:
“É fundamental que haja debate envolvendo a União e representações dos Estados sobre a nova estrutura criada pela MP, considerando que o principal impacto relacionado a segurança pública ocorre no âmbito dos Estados”
Nos requerimentos à Comissão Mista que vai analisar MP 821, o deputado federal pelo RJ sugere convidar o ministro da segurança pública Raul Jungmann; o secretário nacional de Segurança Pública, representantes da Polícia Federal, da PRF, do Departamento Penitenciário Nacional, da Força Nacional e os secretários de segurança pública dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Goiás e Pará. A MP 821, criando o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, foi enviada ao Congresso no dia 27 de fevereiro: os líderes partidários já indicaram seus representantes mas a Comissão Mista ainda não foi instalada. No total, 138 emen das foram apresentadas à MP.