Depois do sucesso do Maio Amarelo, iniciativa internacional pela conscientização sobre importância do trânsito seguro, o movimento lança novas ações para 2015.
A ideia é manter a mobilização para mostrar aos cidadãos que o trânsito seguro é construído a cada dia. Com a responsabilidade de cada um de nós.
Por isso, em junho, o movimento pretende falar sobre um problema grave que afeta a mobilidade das grandes cidades: estacionamento e parada.
O tema aborda a questão da segurança, do respeito e da mobilidade. Basta alguém parar de forma brusca ou errada para termos a noção do transtorno para todos.
Outros problemas como paradas/estacionamento em locais reservados para idosos e pessoas como deficiência revelam a falta de consciência de grande parte dos motoristas.
É preciso lembrar que o motorista precisa ter cuidado ao fazer a parada nas cabines de pedágio para evitar acidentes.
São esses e outros assuntos que o Maio Amarelo coloca em pauta neste mês.
Além disso, o movimento planejou outras ações para os outros meses de 2015.
São eles: caminhões motociclistas (julho), condutores e bicicletas (agosto), Semana Nacional do Trânsito (setembro), passageiros de transportes (outubro), condutores e pedestres (novembro) e manutenção preventiva (dezembro).
Vale lembrar que o Maio Amarelo mobilizou quase todo o Brasil, em 2015. Monumentos de vários estados ganharam iluminação especial e entidades promoveram ações esportivas, culturais e educativas para promover a ideia de trânsito seguro.
No Rio de Janeiro, destaque para as participações de Petrópolis, Teresópolis e da capital fluminense.
Atualmente, mais de 500 entidades estão engajadas em 18 países.