Por intermédio do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), o Rio de Janeiro agora está participando dos leilões da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, realizados para escoar a produção de milho e soja. A participação do Estado vai acontecer até a construção do armazém da Conab, na cidade de Três Rios, outra conquista do deputado Hugo Leal para a agricultura. Com a instalação do armazém, o milho vai chegar aos produtores através do transporte ferroviário, barateando significativamente o produto.
Os primeiros entendimentos do deputado sobre os leilões junto ao Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento aconteceram a partir de 2007, quando ele foi procurado por representantes da Associação Avevale do Estado do Rio de Janeiro e pela AFAS – Associação Fluminense de Avicultura e Suinocultura, reivindicando a participação do Rio nos leilões. Na ocasião, o deputado conseguiu que o Rio participasse temporariamente dos leilões.
Segundo informações da Avevale e AFAS, nos últimos leilões adquiridos em outros Estados da Federação, o milho, um insumo importante para a cadeia produtiva, obteve preços menores, melhorando assim as condições de custo da avicultura.
– Ficamos todos do setor avícola e indústrias do Estado do Rio, muito agradecidos com o empenho do deputado Hugo Leal. Ele é considerado por nós o maior amigo da classe produtora – afirmou o presidente da Avevale, Nelson Pereira da Silva.
Hugo Leal disse ser fundamental manter toda atividade agroindustrial que possua o milho como parte da cadeia produtiva.
– Avicultura, suinocultura, bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, fábrica de rações, são algumas das atividades que dependem da produção do milho. Precisamos corrigir as distorções, incentivar a produção e gerar novos empregos. É uma grande alegria estarmos colhendo frutos desta parceria da Avevale, AFAS, Conab e Ministério da Agricultura, que tantos benefícios está trazendo para o nosso Estado – ressaltou o deputado.