Deputado Federal Hugo Leal participa da Campanha da Fraternidade 2018
O deputado federal Hugo Leal (PSB/EJ) participou, neste sábado (17/02), do lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 no Rio de Janeiro, na Catedral Metropolitana, que reuniu centenas de católicos e bispos de todas as dioceses do estado, liderados pelo Cardeal do Rio, Dom Orani Tempesta. A campanha da fraternidade tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” . Para o parlamentar, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foi profética ao escolher o tema. Em sua manifestação durante o ato que encerrou a cerimônia de abertura, Hugo Leal afirmou:
“Temos uma oportunidade de enfrentar a questão da violência de forma mais ampla. Para superar a violência é fundamental reduzir a desigualdade social, a abissal diferença entre as pessoas no nosso país”
Integrante da Pastoral dos Políticos Católicos e membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara desde 2008, em seu primeiro mandato, o deputado Hugo Leal (PSB/RJ) elogiou a arquidiocese por ter promovido, de maneira inédita, o lançamento conjunto com todas as dioceses. “Para o nosso estado do Rio, que vive um momento dramático em relação a segurança pública, a campanha ganha ainda maior importância por buscar promover a cultura da paz, da reconciliação e da justiça. Estamos precisando construir caminhos para a superação da violência”, afirmou Hugo, coordenador da bancada do Rio na Câmara.
Após a celebração, Dom Francisco Biasin fez a leitura da carta dos bispos do Regional Leste 1 sobre a Campanha da Fraternidade. Foi realizado um momento cultural, que contou com a presença da banda animadora da Pastoral da Juventude de Niterói; o Coral da População de Rua da Arquidiocese do Rio; o Grupo Luar, de Caxias; a Casa do Menor, de Nova Iguaçu, e a Pastoral Afro, de Volta Redonda. Na sua manifestação, Hugo Leal fez questão de destacar esses grupos. “Para superar a violência, nós temos que participar de missões do bem como essa. Precisamos acreditar que é possível fazer a diferença, apoiando grupos como esses, iniciativas que estimulam as artes, a cultura, o esporte, em comunidades pobres”, disse o deputado do PSB, que também integra a Associação dos Juristas Católicos, a Frente Parlamentar de Prevenção à Violência e preside a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
Este momento ecumênico reuniu representantes das religiões: muçulmana, Sheik Mahdi Soltani e Carlos Menezes; judaica, Paulo Maltz; evangélica, pastores João Pereira, Estêvão Rolando, Joel Simão e Otoni de Paula; espírita, Helio Ribeiro e Joaquim Mentor; e candomblecista, Pai Marcio de Jagum. Também estavam presentes o deputado federal Alessandro Molon e o deputado estadual Marcio Pacheco. o vice-presidente do Regional Leste 1 e arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, o secretário do Regional Leste 1 e bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos; o bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso; o bispo de Barra do Piraí e Volta Redonda, Dom Francisco Biasin; o bispo de Petrópolis, Dom Gregório da Paixão; o bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes, e o administrador da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan.
Para Hugo Leal, a CNBB foi muito feliz ao promover uma discussão sobre a questão da violência na Campanha da Fraternidade de uma maneira ampla.
“Vivemos em uma sociedade em que a desigualdade, a injustiça e exclusão social tornam-se fatores geradores de violência em diversas formas e todas elas merecem a nossa atenção, afirmou o parlamentar, que encerrou sua fala, lembrando um refrão do hino da campanha. “Fraternidade é superar a violência; é derramar, ao invés de sangue, mais perdão”