O deputado federal pelo Rio de Janeiro Hugo Leal (PSB/RJ) visitou, neste fim de semana, os municípios da Região Serrana atingido pelos temporais. O parlamentar esteve em São José do Vale do Rio Preto onde o Batalhão de Engenharia do Exército já está atuando para ajudar fazer um acesso no bairro do Camboatá onde uma ponte desabou com a chuva. Os deputados Hugo Leal e Sóstenes Cavalcante fizeram a solicitação ao Comando Militar do Leste. Hugo, que também é coordenador da bancada do Rio de Janeiro na Câmara, explicou:
“Fizemos esse pedido, após contato com o vereador Lucas e o prefeito Gilberto Esteves, e o Exército prontamente atendeu ao ver a situação de emergência no local”.
Em Areal, o parlamentar do PSB acompanhou o prefeito Flávio Bravo e a vereadora Vanessa Santinon em visita as áreas afetadas pelo violento temporal que atingiu o município. Durante a semana, Hugo já estado no Ministério da Integração Regional, onde reuniu-se com o secretário nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow. “Pedimos ajuda ao governo federal e o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, esteve no município neste sábado”, lembrou o deputado. O prefeito Flávio Bravo (PTB) decretou Situação de Emergência na cidade. O temporal de quinta deixou 3 famílias desabrigadas e 50 desalojadas. O abastecimento de água está prejudicado em 80% das casas. O temporal alagou bairros, causou queda de barreiras e formou uma cratera com cerca de seis metros de largura e cinco de profundidade no bairro Delícia.
Em Petrópolis, Hugo Leal visitou o distrito da Posse, na localidade da Jacuba, onde a estrada União Indústria está interrompida após um deslizamento de terra sobre a pista. O deputado federal pelo Rio disse:
“Os moradores da região aguardam ansiosos a intervenção da Fundação DER, que já foi contatada pela prefeitura e por nós.”
Houve queda de barreiras ao longo de toda rodovia no trecho que liga o distrito da Posse ao município de São José do Vale do Rio Preto. O deputado pelo RJ acrescentou:
“Tivemos dois temporais fortíssimos na Região Serrana em uma semana e os municípios precisam da ajuda do governo federal e do governo estadual no trabalho de recuperação. Na Câmara, estamos à disposição para atuar como for necessário”