O deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, defendeu nesta sexta-feira uma atuação mais efetiva do Poder Público na redução do número de mortes e acidentes ao volante.Durante palestra no Seminário Internacional “Álcool e Outras Drogas na Atenção Básica de Saúde”, realizado no Arquivo Nacional, o parlamentar lembrou que o Brasil é signatário da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O tratado da ONU tem como meta a redução em 50% das fatalidades provocadas por veículos automotores até 2020.
Hugo Leal alertou que não há políticas efetivas para alcançar esta meta. Segundo ele, é preciso uma comunicação direta com a sociedade, reforçando a fiscalização e o cumprimento das leis de trânsito. “Estamos falando de 45 mil mortes por ano no país. As campanhas para a redução do número de acidentes precisam ser diretas e permanentes por parte dos órgãos governamentais. Precisamos interagir com a sociedade com propagandas impactantes, pois só assim teremos o resultado esperado”, afirmou o deputado.
Durante a explanação do deputado foram exibidos vídeos sobre comportamentos educacionais, relacionamento condutor/agente de trânsito e os estímulos ao bom convívio entre os profissionais e condutores nas vias públicas. Os vídeos mostram o quanto a educação é necessária para fortalecer a segurança no trânsito.
Hugo Leal propõe a implementação do conceito de educação para o trânsito nas escolas de ensino infantil e fundamental, a introdução de disciplina com conteúdos relacionados ao trânsito, utilização das redes sociais na discussão da segurança no trânsito e o fornecimento de material educativo para as escolas de todos os municípios.
Para o deputado, é importante que as autoescolas modifiquem o conceito de formação dos motoristas. A proposta da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro é que elas atuem como centro de formação de condutores, para que sejam inseridas pessoas conscientizadas e comprometidas com o objetivo de redução no número de mortes e acidentes nas vias e estradas brasileiras.