O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) participou, nesta quarta-feira (10/1), por telefone, do programa Política com Fé, apresentado por Tadeu Araujo e Edilson Costa, na Rádio Aliança, em Italva. No bate-papo, com a presença também do secretário municipal de Meio Ambiente de Porciúncula, Wagner Pessoa, Hugo falou sobre a Lei Complementar 161/2018,que autoriza as cooperativas de crédito a captarem recursos de municípios. O deputado federal explicou que o objetivo da lei, que entrou em vigor no dia 5 de janeiro, “é suprir a falta de agências bancárias em muitos municípios pequenos, o que provoca dificuldades de administração dos recursos municipais com deslocamentos para cidades vizinhas”.
Hugo Leal lembrou que as cooperativas de crédito são instituições financeiras sem fins lucrativos, reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central e que, em muitas pequenas cidades, são as únicas instituições de crédito em funcionamento.“A lei abre perspectiva para que as cooperativas sejam fonte de novos recursos para municípios que necessitam desse tipo de ação. Nos bancos, como o BNDES, por exemplo, as linhas de crédito são com juros mais altos. Neste caso, através das cooperativas, os juros são menores e as formas de acesso mais facilitada”, afirmou o parlamentar do PSB na Rádio Aliança, da Diocese de Campos.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Porciúncula, Wagner Pessoa, perguntou sobre a discussão sobre projetos ambientais em âmbito federal. Para Hugo Leal, está aumentando a consciência de que é necessário equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. “Antigamente as pessoas não davam muito importância a esse assunto. Ele chegou a ser avaliado como empecilho ao desenvolvimento, mas eu vejo como um aliado. Não podemos ter desenvolvimento sem sustentabilidade, pois o meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento. Reconheço que existem muitas questões que precisam ser superadas, que precisam sair do papel”, pontuou.