O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), coordenador da bancada fluminense, não vê qualquer possibilidade de entendimento no Congresso para apreciação dos cerca de 3.025 vetos em pauta. Depois de reunião com as bancadas do Rio e do Espírito Santo, o parlamentar afirmou que a manobra da Mesa Diretora para análise em bloco dos vetos não tem como prosperar.
Parlamentares do estados produtores prometem obstruir a votação, exigindo que seja cumprido o regimento interno. Ele determina que cada veto pode ser discutido por seis deputados e quatro senadores. Os vetos estão agrupados em 205 itens. Se for levado em consideração o regimento, os 205 itens seriam debatidos por 2.050 oradores.
O deputado afirmou que a reunião de líderes não chegou a acordo sobre o processo de votação. “Todo mundo grita e ninguém se entende. Parece audiência de família para discutir pensão alimentícia”, afirmou Hugo Leal, vice-líder do Governo na Câmara.
No início da tarde, Hugo Leal participou de um protesto bem-humorado contra a manobra da Mesa Diretora de colocar os vetos em pauta. Deputados do Rio e do Espírito Santo colocaram uma urna de papelão ao lado da Mesa Diretora, onde os votos serão entregues, com a frase “Deposite seu protesto aqui. Lixo”.