Na reunião de apresentação do relatório da Subtrirm (Subcomissão Especial Sobre o Transporte de Passageiros Sobre Trilhos nas Regiões Metropolitanas do País), nesta terça-feira, dia 30, o líder do PSC, deputado federal Hugo Leal, ressaltou diversas falhas da Metrô Rio. Segundo o deputado, quatro pontos do acordo não foram cumpridos pela concessionária: a entrega da estação Cidade Nova em março deste ano, a redução do intervalo entre os trens para quatro minutos, e no trecho Central – Botafogo para dois, a realização de obras de acessibilidade nas estações e a responsabilidade pelos investimentos que eram do Estado.
Leal vai propor a criação de uma comissão de fiscalização e controle para verificar os itens do contrato que não foram atendidos pelo Metro Rio. Na época em que o Governo do Rio passou para a iniciativa privada o direito de operar e fazer manutenção no sistema do metrô, em 1997, o Estado era responsável por cerca de 65% dos custos do sistema. A iniciativa se justificou pela necessidade de desafogar o orçamento na área de transportes, em função das dificuldades fiscais que o Rio de Janeiro passava. No entanto, o relatório aponta que o Governo estadual continua repassando recursos para o sistema do metrô.
A Subtrirm é uma subcomissão dentro CVT (Comissão de Viação e Transporte), criada por iniciativa do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), para discutir perspectivas, planejamento e investimentos na modalidade do transporte de passageiros sobre trilhos. Em julho de 2009, Hugo, Quintão e Vanderlei Macris (PSDB-SP) visitaram a secretaria de Transporte, o Metrô Rio e a Supervia, no Rio de Janeiro, para conhecer de perto a realidade do sistema. Esse relatório será encaminhado a todos os candidatos ao Executivo para que eles se comprometam a colocar em prática as ações sugeridas pelo trabalho da Comissão.