O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) embarcou na última semana para uma expedição à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). A missão oficial foi organizada pela Marinha do Brasil e teve como objetivo acompanhar o trabalho de pesquisa desenvolvido na base brasileira localizada no contingente antártico.
O parlamentar conheceu o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), desenvolvido pela Marinha e acompanhou os trabalhos realizados pelos pesquisadores. “Conhecer o PROANTAR foi uma experiência indescritível e muito gratificante. Todos nós brasileiros deveríamos ter oportunidade de conhecer, pois não se trata de um continente de gelo, mas sim de um continente de oportunidades: nas áreas científica e tecnológicas. Parabéns aos dedicados militares e cientistas que dedicam as suas vidas ao PROANTAR – é uma conquista do nosso país”, afirmou.
O Programa Antártico Brasileiro completou 35 anos em janeiro de 2017. Ao longo desse período, permitiu a formação de centenas de cientistas e um vasto acervo de estudos em diversas áreas do conhecimento. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do país no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global e em condições de participar ativamente das importantes decisões sobre o futuro do continente gelado.
A Estação Antártica Comandante Ferraz foi criada em 6 de fevereiro de 1984. Em 2012, após 28 anos apoiando a comunidade científica, sofreu um incêndio que afetou 70% de suas instalações. Permaneceram intactos os refúgios (módulos isolados para casos de emergência); os laboratórios de meteorologia, de química e de estudo da alta atmosfera; os tanques de combustíveis; dois módulos de captação de água doce; a Estação Rádio de Emergência e o heliponto, que são estruturas isoladas da principal.
Apesar do incidente, as pesquisas científicas prosseguiram com os recursos disponíveis. Além disso, a comunidade científica nacional, amparada pelas manifestações de solidariedade enviadas por instituições de outros países com os quais o Brasil tem sólida cooperação na Antártica, procurou parcerias com o objetivo de desenvolver atividades conjuntas, bem como utilizar suas estações antárticas, durante o tempo de reconstrução da EACF.
A reconstrução da nova Estação Antártica Comandante Ferraz teve início em janeiro deste ano. A meta é concluir a reconstrução da base no primeiro semestre de 2018.