Em seu discurso, Hugo Leal ressaltou a importância da criação do Estado de Israel e o seu desenvolvimento neste período. O deputado citou a recente visita a Israel, onde pôde comprovar os avanços do povo judaico, principalmente nos campos científico e tecnológico. Leia abaixo o discurso do líder do PSC:
Estado de Israel ? passagem do 61º ano de criação
Brasília, 30/6/09 ? O deputado Hugo Leal (PSC-RJ) participou nesta terça-feira da sessão solene em homenagem aos 61 anos de criação do estado de Israel. Iniciativa do deputado André Zacharow (PMDB-PR), vice-presidente da Frente Parlamentar Cristã Brasil-Israel, a solenidade ocorreu no plenário da Câmara Federal.
Em seu discurso, Hugo Leal ressaltou a importância da criação do Estado de Israel e o seu desenvolvimento neste período. O deputado citou a recente visita a Israel, onde pôde comprovar os avanços do povo judaico, principalmente nos campos científico e tecnológico. Leia abaixo o discurso do líder do PSC:
Estado de Israel ? passagem do 61º ano de criação
Senhor Presidente, nesta ilustre sessão solene em comemoração ao 61º ano de criação do Estado de Israel, gostaria de congratular-me com todos os judeus do Brasil, especialmente com os do Estado do Rio de Janeiro, aonde se encontram alguns de meus melhores amigos e colaboradores.
Recentemente tive a feliz oportunidade, juntamente com o meu colega William Woo, de realizar uma visita oficial ao estado de Israel, a convite da Câmara de Comércio Israel-América Latina. Fomos acompanhar o trabalho de segurança feito pela polícia israelense durante a visita de Sua Santidade, o Papa. Pude comprovar in loco o que o povo judeu realizou nestes 61 anos em território próprio.
Conforme já disse o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, senhor Boris Ber, pela passagem do 60º aniversário, foi em Israel que, pela primeira vez na época moderna, os judeus se reconstituíram como Estado, criaram valores culturais de significação nacional e universal e deram ao mundo o eterno ?Livro dos Livros?.
Os judeus se empenharam, de geração em geração, no ideal de se restabelecerem em sua antiga pátria. Fizeram florir os desertos, reviveram a língua hebraica, construíram cidades e povoados e criaram uma sociedade florescente, controlando sua própria economia e cultura, procurando a paz, mas sabendo como se defender.
Ainda segundo senhor Ber, citando um trecho da Declaração de Independência do Estado de Israel, assinada pelos membros do Conselho Nacional, representantes judeus do país e do movimento sionista mundial, ela inclui referências aos imperativos históricos do renascimento de Israel; as diretrizes de um Estado judeu democrático, baseado em liberdade, justiça e paz, conforme a visão dos profetas bíblicos; e um apelo por relações pacíficas com os Estados árabes para o benefício de toda a região:
?Estendemos nossa mão a todos os Estados vizinhos e a seus povos, numa oferta de paz e boa vizinhança, e lhes apelamos a estabelecer liames de cooperação e ajuda mútua com o povo soberano estabelecido em sua própria terra.?
Tudo isto foi constatado por mim durante a recente visita a Israel. Lá pude conhecer o Knesset, o parlamento israelense, aonde foi muito bem recebido e pude conversar com o secretário-geral Eyal Yinon. Ainda durante a visita do Papa pude misturar-me com as pessoas e aprender um pouco da língua e da alegria deste povo.
Não há como negar o excelente progresso desenvolvido pelo povo judeu. Hoje Israel possui uma das indústrias de tecnologia mais avançadas do mundo, fazendo o país despontar no campo científico e tecnológico, oferecendo enormes avanços para a humanidade.
Para finalizar, gostaria mais uma vez de parabenizar a comunidade judaica, assim como o novo Estado de Israel, punjante, forjado com a multinacionalidade israelita do planeta. Que a paz possa chegar e ficar, para um povo sofrido de perseguições. Holocausto nunca mais.
Senhor Presidente, muito obrigado.
Hugo Leal
Líder do PSC
Fonte: Agência Câmara