Os deputados aprovaram hoje (26/04), em Brasília, os termos do acordo firmado entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU) para a realização da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que acontecerá no Rio entre os dias 13 e 22 de junho. Relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, o deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ) disse que durante este período a cidade vai abrigar a sede da ONU.
“O Rio de Janeiro será, durante os dias da Rio+20, a sede da ONU. É como se as Nações Unidas transferissem sua sede para cá nestes dias. Todas as grandes decisões serão tomadas da cidade”, afirmou Hugo Leal, em entrevista ao vivo no programa Câmara Hoje, da TV Câmara.
O deputado explicou a importância da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 559/12, na Câmara. O acordo aprovado define, entre outros pontos, as instalações a serem utilizadas durante a conferência e especifica necessidades em termos de equipamento, instalações médicas, hospedagem, transporte, segurança, financiamento e responsabilidades civis, além de privilégios e imunidades.
“Tenho certeza de que o Rio de Janeiro estará bem preparado para receber as delegações internacionais. O Rio está se preparando há muito tempo. A cidade já conta com a experiência da Eco 92, realizada há vinte anos, quando o Rio teve condições de atender a demanda”, disse Leal.
Durante a entrevista à TV Câmara, o deputado disse ainda que espera que a Rio+20 possa contribuir para uma mudança de comportamento em todo o mundo. “Espero que a conferência ajude os países a tomarem decisões que possam ser definitivas e mais efetivas na questão do desenvolvimento sustentável”, disse o deputado. O projeto aprovado na Câmara irá agora para o Senado.