Os deputados Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada do Rio na Câmara, Laura Carneiro (PMDB/RJ), coordenadora da Comissão Externa para acompanhar a crise fiscal no estado do Rio de Janeiro, Deley (PTB/RJ) e Altineu Côrtes (PMDB/RJ), também integrantes da comissão, se reuniram nesta quinta (24/11) com o ministro Ricardo Barros em busca de alternativas emergenciais para a saúde no Rio. “Nossa reivindicação é aumento do valor per capita repassado para a saúde do Rio”, explicou Hugo Leal.
O ministro Ricardo Barros reconheceu que, o Rio de Janeiro está passando por um período sensível, principalmente nas áreas de saúde e segurança pública, e, assim, se comprometeu em montar um grupo de trabalho para aprofundar o assunto e estudar as possibilidades para construir uma solução que seja viável politicamente.
Hoje, o Estado do Rio de Janeiro recebe cerca de R$ 308 milhões por mês de recursos do Ministério da Saúde para atendimento de média e alta complexidade. No início deste mês, Hospitais Universitários e Institutos Federais, nos municípios de Niterói e Rio de Janeiro, receberam um reforço para a qualificação dos atendimentos oferecidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), por conta do repasse de R$ 7,6 milhões feito pelo Ministério.