%20-%201.jpg)
No domingo (20/11), Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, o DETRAN promoveu, na Quinta da Boa Vista, evento que reuniu representantes de dez credos religiosos, para lembrar os milhões de pessoas que, no mundo, tiveram suas vidas interrompidas pela violência do trânsito. A data, sempre no terceiro domingo de novembro, foi definida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é lembrada anualmente pelo Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro.
%20-%202.jpg)
Parentes das vítimas de trânsito estiveram presentes ao evento
Participaram do evento o Arcebispo Dom Orani Tempesta; a Sra. Diane Kuperman, da Associação Israelita do Rio de Janeiro; o Babalorixá Ivanir dos Santos, do Candomblé; a Sra. Cristina Brito, do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro; Dom Filadelfo Oliveira, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; o Ministro Luiz Paulo Budel Vasconcellos, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil; o Reverendo Jorge Alencar, da Igreja Presbiteriana Unida; a Sacerdotisa Darlene Ribeiro, do Primado de Umbanda; o Monge Alcio Braz, da Sanghazen do Rio de Janeiro; e o Sheikh Jihad Hassan Hamadeh, da Sociedade Muçulmana Beneficente do Rio de Janeiro.
%20-%203.jpg)
Os representantes dos dez credos religiosos unidos na luta contra a violência no trânsito
Além dos religiosos, estiveram presentes, entre outras autoridades, o deputado federal Hugo Leal, autor da Lei Seca, o deputado federal Carlos Alberto Lopes, ex-coordenador geral da Operação Lei Seca, e o ex-ministro das cidades Marcio Fortes. Ao lado presidente do DETRAN, Fernando Avelino, eles ouviram a pregação dos representantes dos credos religiosos contra a violência no trânsito e a apresentação do Coral Canta DETRAN.
Ao discursar, o deputado Carlos Alberto Lopes lembrou que é o DETRAN que financia a Operação Lei Seca, responsável, ao combater o ato de beber e dirigir, pela redução de 6 mil mortos no trânsito, desde seu início, em março de 2009.
– Isso está sendo possível graças à sensibilidade do presidente Fernando Avelino, que abraçou a causa tão logo fomos lhe solicitar o apoio do DETRAN – afirmou o deputado.
%20-%204.jpg)
Para o presidente do DETRAN é preciso reverter esse quadro de violência no trânsito
Avelino, ao discursar, ressaltou a importância de dirigir com atenção, alertando sobre o perigo de se falar no celular, usar notebook, se maquiar ou até mesmo conversar enquanto estiver ao volante.
– O Brasil é o quinto país com maior número de acidentes no mundo. É um dado alarmante, que não temos motivo algum para se orgulhar. O Rio de janeiro tem 2.500 mortes por ano, quase sete mortes por dia. Estamos todos unidos para reverter estes números – completou o presidente do DETRAN.
%20-%205.jpg)
Apresentação do grupo Unicirco encerrou o evento
O público que lotou a grande tenda armada na Quinta da Boa Vista era integrado por familiares de vítimas de trânsito, como o presidente da ONG Trânsito Amigo, Fernando Diniz; por grupos de motociclistas liderados pelo presidente da Federação de Moto Clubes do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Ferreira; e por funcionários do DETRAN e da Operação Lei Seca.
Ao final da cerimônia, o Grupo Circense Unicirco, projeto social do ator Marcos Frota, composto por jovens carentes, contagiou a plateia com malabarismos.
%20-%206.jpg)
Avelino e os motociclistas que também defendem um trânsito solidário