A Fundação João Mangabeira, – em parceria com a liderança do Partido Socialista Brasileiro na Câmara dos Deputados.- promoveu mais uma edição do evento Café com Política para debater a MP 746/2016 sobre a reforma do ensino médio. O debate contou com a presença de dois especialistas na área: o ex-secretário de educação do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Mendonça, e o consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área de educação, Ricardo Martins. “O ensino médio brasileiro passa certamente por um momento de crise e a MP nos oferece a oportunidade de buscar alternativas para melhorar a qualidade da formação oferecida os estudantes”, afirmou o deputado Hugo Leal, que apresentou cinco emendas à MP.
O presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, considera que a discussão em torno da Medida Provisória (MP) 746/2016 é fundamental para toda a sociedade. “Vivemos um momento em que o debate é necessário para que tomemos decisões maduras, que garantam o melhor para a educação e para o povo brasileiro”. Estiveram presentes ao Café com Política deputados federais, representantes de segmentos socialistas, assessores e militantes. “Queremos que a nossa bancada possa fazer com que o debate no Congresso Nacional possa ser olhado menos pelas paixões políticas e mais pelas questões técnicas”, afirmou o líder interino do PSB na Câmara, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE).
Claudio Mendonça disse considerar a reforma curricular positiva, pois ela flexibiliza o currículo permitindo ao aluno encontrar mais afinidade com o mundo do conhecimento escolar, “gastar muito não significa bom desempenho, o importante é a qualidade do gasto”, afirmou. O ex-secretário de Educação do Rio lembrou, porém, que para definir a vocação da escola e organizar o calendário é necessário reunir a comunidade escolar, mas uma aprovação (da MP) agora no final do ano geraria insegurança. “Semana que vem é dezembro. Como é que se vai reunir alunos e professores nas férias?”, questionou Mendonça.
O consultor Ricardo Martins avaliou tecnicamente a MP 746, apontando vantagens e desvantagens. Como grande mérito da MP, Martins apontou a “flexibilização e a diversificação do ensino médio com objetivo de aproximar a trajetória escolar do estudante dos seus interesses, motivações, capacidade”. Martins diz que não está determinado na MP de onde virão os recursos para sua efetivação.
Café com política é um evento realizado pela Fundação João Mangabeira que traz consultores especialistas em assuntos de importância estratégica para o país como economia, educação e redução da desigualdade. Os palestrantes são pessoas de notório conhecimento em suas áreas. É realizado na sede da FJM em Brasília. A audiência é formada principalmente por mandatários do partido de todas as esferas. As edições são registradas em vídeo e posteriormente disponibilizadas no Portal da Fundação João Mangabeira.