O deputado Hugo Leal (PSD/RJ) participou, por telefone, do programa “Política com Fé”, transmitido pela Rádio Aliança, emissora da Diocese de Campos, na manhã desta quarta-feira (16/5). O deputado federal do RJ contou que, hoje pela manhã, aconteceu um grande louvor das Frentes Parlamentar Católica, Frente Parlamentar Evangélica e Frente em Defesa da Vida e da Família, em comemoração a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) e ao dia internacional da família. Hugo Leal disse:
“Todos unidos em um grande louvor e em oração pelas famílias. A família é que nos abriga, nos dá conforto e nos faz viver todos os dias. Foi emocionante”
O parlamentar, integrante da Frente Parlamentar Mista Católica Apostólica Romana, informou que irá participar do “I Curso de Fé e Cidadania”, que será realizado de 18 a 20 de maio, no Centro Diocesano de Pastoral, promovido pelo Conselho Nacional do Laicato de Campos. O deputado Hugo Leal destacou:
“Será um momento importante para conversar sobre nossas atividades, além de muito conhecimento e aprendizagem sobre nosso papel na igreja”.
Na entrevista, o deputado do Rio de Janeiro respondeu sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, afirmou:
“Desde janeiro, a lei que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito está valendo. A lei estabelece metas a serem alcançadas por municípios, estados e União para a diminuição e prevenção da violência no trânsito. Hoje terá audiência pública que visa a formulação das propostas relativas ao Pnatrans, com a PRF e outras entidades, para apresentação das iniciativas e providências que os órgãos envolvidos vêm adotando para implementar as ações de segurança viária”.
O deputado, autor da Lei Seca, avaliou os 10 anos da Lei Seca:
“No dia 19 de junho, a Lei nº 11.705, completa 10 anos. Ela colaborou muito para a conscientização dos motoristas de não dirigir após ingerir álcool. A lei ainda tem muito a consolidar e contribuir ainda mais para a redução do número de acidentes”.
Hugo Leal comentou sobre a campanha “Maio Amarelo”, realizada como estratégia de conscientização para a redução de acidentes.
“O mês de Maio foi escolhido, pois no dia 11 maio de 2011 a ONU decretou a Década de ação para a segurança no trânsito, e o amarelo foi escolhido, pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito”.