Preocupados com o aumento dos ataques a veículos de carga no Rio de Janeiro, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada do Rio na Câmara, a Federação de Transporte de Cargas (Fetranscarga) e o Sindicarga (Sindicato de Transporte Rodoviário de Carga e Logística) promovem, nesta sexta (02/11), o Fórum de Combate e Prevenção ao Roubo de Cargas, reunindo autoridades da área de segurança, empresários, comerciantes e transportadores no auditório da Associação Comercial do Rio, no Centro. “O objetivo é avaliar de que maneira os órgãos de segurança e as entidades empresariais podem trabalhar juntas para conter esse tipo de crime”, destacou Hugo Leal, que idealizou o encontro após receber queixas de vítimas de ataques dos criminosos.
O parlamentar destacou que, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, o número de roubos de carga aumentou 31% nos primeiros nove meses de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Em 2015, já tivemos um aumento de 22% no número de ataques em relação a 2014%. É preciso enfrentar esse problema e só vamos conseguir avançar com a participação de todos. Devemos encerrar 2016 com quase 10 mil roubos a cargas no nosso estado”, disse Hugo Leal.
O coordenador da bancada do Rio já havia se encontrado, semana passada, com a direção da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Paim, que assegurou ter colocado mais 160 agentes para atuar no Rio de Janeiro. “Temos recebidos muitas queixas de transportadores, empresários e caminhoneiros sobre a insegurança nas estradas e pedimos um reforço no policiamento neste momento de dificuldade do estado”, explicou Hugo Leal. A Operação Rota Segura Rio conta com 90 policiais em áreas próximas à capital do estado e 70 nas divisas do Rio, além de duas aeronaves de apoio. Nesta quarta (30/11), o deputado Hugo Leal e o presidente da Fetranscarga, Eduardo Rebuzzi, estiveram com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, também para tratar dos assaltos a transportadores.
Vão participar do Fórum de Combate e Prevenção ao Roubo de Cargas representantes da PRF, da Polícia Federal, da Polícia Civil do Rio, da Polícia Militar, de entidades empresariais do setor, da Associação Comercial, da Federação das Indústrias e de outras entidades sindicais. “O aumento no número de roubos é um problema de todo o país, mas queremos focar na situação do Rio para buscar uma atuação conjunta”, disse o deputado Hugo Leal.
Dia 2 de dezembro (sexta-feira), das 9h às 12h.
Associação Comercial do Rio de Janeiro – Auditório Ruy Barreto, na Rua Candelária, 9, 12º andar – Centro.