O Gabinete de Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro entregou seu plano estratégico a deputados federais que fazem parte da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha a intervenção federal durante uma reunião no Comando Militar do Leste na manhã desta segunda. No encontro, que durou cerca de três horas, o interventor federal, general Walter Braga Netto, e o secretário de Segurança, general Richard Nunes, também fizeram um balanço dos 100 primeiros dias da intervenção federal. O deputado federal do RJ Hugo Leal (PSD/RJ), coordenador da comissão externa.
“Vamos nos debruçar para avaliar onde podemos colaborar com esse plano estratégico”.
Para o parlamentar, houve mais avanços que retrocessos no período da intervenção. Hugo Leal, também coordenador da bancada do Rio na Câmara, acrescentou:
“Estamos falando de um pouco mais de 100 dias e começamos a sentir alguns resultados. Agora, resultados imediatos, com comparação de estatísticas, isso vem com o tempo”.
No seu balanço dos 100 dias, o deputado federal do Rio de Janeiro destacou o restabelecimento do comando. “O principal foco da intervenção foi restabelecimento da autoridade policial, com a recuperação da hierarquia e do comando das polícias Civil e Militar”, afirmou o coordenador da bancada do Rio de Janeiro na Câmara. Hugo Leal afirmou ainda que “o resultado da intervenção no Rio de Janeiro só será sentido no ano que vem, quando entender o efeito principal da intervenção e da retomada imediata como tem acontecido nas operações. A segurança é um investimento de médio e longo prazo precisa apresentar resultados de curto prazo”.
Os deputados reiteraram o convite aos generais Braga Netto e Richard Nunes de participarem de um audiência pública na própria Câmara para avaliação dos 100 dias e também para detalhamento do planejamento estratégico. O deputado Hugo Leal afirmou:
“É importante que essa intervenção, uma ação inédita, seja acompanhada pela sociedade e que haja transparência nas ações, sem que isso atrapalhe o trabalho policial”.