Deputados da Comissão Externa da Câmara para acompanhar a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro (Cexinter) reuniram-se, nesta segunda (19/03) com o interventor, general Walter Braga Netto, para discutirem o planejamento da operação, as ações já realizadas no primeiro mês de intervenção e também o orçamento para a execução dos projetos. Após a reunião no Centro Integrado de Comando e Controle, no Rio, o deputado federal pelo Rio de Janeiro Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da Comissão Externa, afirmou:
“O general está preocupado e compartilhamos essa preocupação com a questão do Orçamento. A segurança tem um passivo de 1,6 bilhão e os interventores prevem investimentos de R$ 1,5 bilhão até o fim do ano. Vamos atuar junto ao governo federal para garantir esses recursos”
Segundo os parlamentares, um planejamento mais detalhado deve ser apresentado na semana que vem pelo Gabinete de Intervenção. Hugo Leal disse que a apresentação não sanou todas as dúvidas dos parlamentares por trazer informações preliminares. “Para nós também restam dúvidas. Existe, sim, um planejamento que foi apresentado. Esse planejamento demandará desdobramentos. É um planejamento preliminar”, frisou o parlamentar, acrescentando que o general Braga Netto assegurou transparência nas ações e frisou que a prioridade será a reestruturação das polícias.
O general Braga Netto e o secretário de Segurança, general Richard Nunes, garantiram que assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) está sendo tratado como prioridade. De acordo com os parlamentares, o interventor classificou o crime como um atentado à democracia e fez comparações com os assassinatos da juíza Patrícia Acioli, em Niterói, e do pedreiro Amarildo Souza, na Rocinha – ambos vítimas de policiais. O deputado federal pelo RJ Hugo Leal destacou:
“Temos a garantia dos generais que esse crime brutal está sendo tratado como prioridade absoluta e esperamos respostas o mais breve possível”.
Além do coordenador da Cexinter, participaram da reunião outros 16 integrantes da comissão: a relatora, Laura Carneiro (DEM/RJ), e os deputados federais Alessandro Molon (PSB/RJ), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Indio da Costa (PSD/RJ), Benedita da Silva (PT/RJ), Chico Alencar (PSol/RJ), Pedro Paulo (MDB/RJ), Celso Pansera (PT/RJ), Octavio Leite (PSDB/RJ), Glauber Braga (PSol/RJ), Marcelo Mattos (PSD/RJ), Jean Wyllys (PSol/RJ), Felipe Bornier (Pros/RJ), Ze Augusto Nalin (DEM/RJ), Marcelo Delaroli (PR/RJ) e Mário Heringer (PDT/MG). Também estiveram presentes o senador Eduardo Lopes e vereadores da comissão criada na Câmara Municipal do Rio.