O deputado Hugo Leal (PSB/RJ) prestou homenagem, nesta quarta-feira (08), no plenário da Câmara dos Deputados, aos diretores do Centro Acadêmico Cândido Oliveira (CACO), da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, que tiveram seus mandatos, conferidos em legítima eleição pelos estudantes da Faculdade Nacional de Direito – FND, cassados pela ditadura militar de 1964.
A homenagem deve-se à devolução simbólica dos mandatos destes diretores, que aconteceu no último dia 1º de junho, no Rio de Janeiro. “A realização da solenidade foi de suma importância, porque faz justiça, após 52 longos anos, aos estudantes daquele glorioso Centro Acadêmico, verdadeiros heróis, que tanto lutaram pela democracia e, naquela época, permaneceram em vigília cívica na faculdade às vésperas do golpe, ato que tinha a pretensão de defender o antigo prédio, na Praça da República, que também abrigou a sede do Senado do Império”, afirmou o parlamentar.
Hugo Leal é advogado formado pela UFRJ e foi eleito diretor do CACO por dois anos consecutivos: 1983/84, na gestão “Veredas”, e em 1984/85, na gestão presidida por Vinícius Cordeiro. O deputado se empenha na reestruturação e expansão da instituição desde que entrou para a vida política. Até o momento, já destinou, através de emendas parlamentares, mais de R$ 900 mil em recursos do Orçamento da União para o fortalecimento da instituição, uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de Direito do Brasil.