O hospital recebe, em média, 1.000 doadores de sangue por mês para atender a demanda das cirurgias, emergências internas, hemodiálise, oncohematologia, leitos clínicos, leitos de terapia intensiva e aos atendimentos de alta complexidade, como os programas de transplante de órgãos sólidos e de medula óssea. Além disso, o serviço de hemoterapia do HUCFF supre outros hospitais da UFRJ como o Instituto de Pediatria (IPPMG) e a Maternidade Escola (ME). Atualmente, o hospital tem recebido mais candidatos por meio de coleta externa.
– A experiência de ir mais próximo do doador e realizar a coleta em ambiente familiar aumenta o número de doadores regulares, proporcionando mais segurança para os pacientes – explicou a chefe do serviço de Hemoterapia, a doutora Carmen Nogueira.
Segundo o diretor geral, professor Alexandre Pinto Cardoso, a nova unidade ajudará no suprimento da demanda: “com as coletas externas funcionando melhor, ampliaremos o número de doações e o banco de sangue do hospital ficará abastecido”, afirmou.
Hugo Leal ressaltou a iniciativa do laboratório, apoiando um importante trabalho realizado no Clementino Fraga Filho. Segundo o deputado, a melhoria da qualidade da prestação dos serviços e atendimento aos pacientes nos hospitais públicos é uma preocupação dos parlamentares federais do Rio de Janeiro. Ele lembrou que, como coordenador da bancada fluminense na Câmara Federal, conseguiu o apoio de seus pares e inseriu uma emenda no Orçamento de 2009 da União no valor de R$ 75 milhões destinados aos hospitais de ensino federais no estado do Rio de Janeiro.
Com Ascom ? HUCFF