O requerimento para essa PFC foi feito pelo deputado Hugo Leal no ano passado e está agora sob a relatoria do deputado Marcelo Mattos. “Nós temos o instrumento adequado para avaliar esses contratos e seu cumprimento. Pelos dados do TCU, podemos constatar que o índice de inexecução dos investimentos previstos em contrato nas três fases de concessões rodoviárias está altíssimo. Precisamos dessa auditoria para entender o que está acontecendo: obviamente não é possível que as concessionárias continuem fazendo obras sem qualquer controle da ANTT”, afirmou o parlamentar.
Na audiência pública, o secretário de Fiscalizaçao de Infraestutura Rodoviária do TCU, Luiz Fernando Ururahay, apontou uma série de problemas nos contratos de concessão, destacando a precária manutenção da BR-040, onde a Concer tem índice de inexecução de 99%, e o atraso nas obras previstas na BR-101 Norte. “Esse modelo que entrega todas as obras para as concessionárias. Quem controla as obras que são feitas pelas concessionárias? Vamos chegar a esta conclusão: as obras feitas são cinco vezes mais caras do que as realizadas pelo poder público”, insistiu.