
O deputado Hugo Leal ao lado do prefeito de Teresópolis na audiência pública sobre o sistema rodoviário Rio-Valadares: alerta para adequações no projeto – Foto: Bruno Nascimento/Prefeitura de Teresópolis
O deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) defendeu a necessidade de melhorias no projeto da nova concessão rodoviária Rio–Valadares durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados . “Precisamos tanto de mais intervenções para superar os gargalos no tráfego como também a adequação das praças de pedágio para que o Rio de Janeiro, que já está pagando essa conta há 25 anos, não tenha novos prejuízos ao seu desenvolvimento”, afirmou o parlamentar, lembrando que o novo sistema rodoviário Rio de Janeiro – Governador Valadares é estratégico pela sua extensão (mais de 720 quilômetros) e seu volume de tráfego e compreende três rodovias federais: BR-116 (Rio-Teresópolis), trecho atualmente sob concessão da CRT; BR-116 (Rio-Bahia); BR-465 (antiga Rio-São Paulo) e BR-493 (Arco Metropolitano).
Vice-presidente da CVT, Hugo Leal conduziu a audiência pública virtual diretamente do gabinete do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen. O debate teve também a participação da prefeita de Guapimirim, Marina Rocha, e contribuições das prefeituras de São João de Meriti, Queimados, Magé e Sapucaia. “Ninguém sabe melhor sobre os problemas de uma concessão rodoviária do que os administradores locais, os prefeitos que vivem o dia-a-dia da região e os impactos da operação da rodovia para a população”, destacou o deputado.
Hugo Leal lembrou ainda que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está na reta final de elaboração do edital de concessão, “Nas primeiras concessões rodoviárias, 25 anos, o Rio serviu de laboratório e pagou o preço por erros cometidos em uma época em que a ANTT não existir e o DNIT ainda era DNER. Não podemos repetir os erros. O debate precisa ser travado agora para que o Rio de Janeiro não tenha novos prejuízos. É fundamental avaliar itens como os trechos rodoviários a serem duplicados, localização das praças de pedágio, tarifas diferenciadas e investimentos em infraestrutura”, enfatizou o parlamentar.
Também fizeram exposições sobre a nova concessão a secretária de Fomentos, Planejamentos e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa de Souza; o superintendente de Concessão da Infraestrutura, representando a ANTT, Renan Essucy Gomes Brandão; o secretário de Transportes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Delmo Pinho; e pelo secretário de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária e de Aviação Civil do Tribunal de Contas da União (TCU), Luiz Fernando Ururahy de Souza.

O deputado federal Hugo Leal na audiência pública virtual: defesa de “projeto de concessão equilibrado, com uma participação equânime nas tarifas dos pedágios”
O secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, afirmou que o governo do Rio tem feito um trabalho de cooperação com a ANTT e a EPL. “Temos pontos ainda que merecem atenção do governo federal porque penalizam nosso estado”, enfatizou. O secretário citou as necessidades de intervenção na conexão entre a Via Dutra e a Via Light; a necessidade de duplicação do viaduto sobre a Via Dutra no km 165, em São João de Meriti: e obras no entroncamento entre a BR-493 (Arco Metropolitano) e a BR-101. “Aquele trecho concentra o maior engarrafamento crônico do Rio de Janeiro. É preciso que haja investimento em um viaduto da BR-493 cruzando a BR-101 com as alças dos dois lados da rodovia em todos os sentidos de tráfego”, apontou o secretário, cobrando ainda a previsão da construção de um viaduto de acesso à entrada de Guapimirim.
O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, destacou três importantes intervenções acolhidas pela ANTT. “Defendemos que sejam incluídas no edital a construção do viaduto próximo ao Parque Ermitage, a implantação de uma passarela subterrânea no Soberbo como incremento ao turismo na região e a demolição da praça de pedágio em Três Córregos. São três importantes conquistas, confirmadas pelo Ministério da Infraestrutura e a ANTT”, afirmou o prefeito que acompanhou a audiência pública, em seu gabinete, ao lado do deputado Hugo Leal e dos vereadores Erika Marra, Amós Laurindo, Gustavo Simas, Paulinho Nogueira e Tenente Jaime.
A prefeita de Guapimirim, Marina Rocha, entretanto, criticou a falta de cuidado com seu município. “Guapimirim vai ficar ilhado pelo pedágio, prejudicando e muito o desenvolvimento do município. A população já vem pagando caro por isso nos últimos anos e não posso permitir que a cidade seja novamente prejudicada”, afirmou Marina, agradecendo “o carinho e o zelo” do deputado Hugo Leal com os pleitos encaminhados pela prefeitura. O parlamentar garantiu seu apoio. “Nós entendemos que os investimentos são necessários e o pedágio inevitável, mas queremos um projeto de concessão equilibrado, com uma participação equânime no preço do pedágio. Os moradores do Rio não podem financiar as obras previstas na parte mineira da concessão”, afirmou o deputado Hugo Leal.