
Solenidade de encerramento da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro – Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Coordenador da Comissão Externa para acompanhar a intervenção na segurança do Rio, o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) participou, nesta quinta (27/12), da cerimônia de encerramento da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, realizada no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste. “A intervenção deixa um importante legado, principalmente na organização da gestão, no restabelecimento do princípio da autoridade e na integração das forças de segurança”, afirmou o deputado Hugo Leal.
O parlamentar parabenizou os generais Braga Netto, comandante do Gabinete de Intervenção, e Richard Nunez, secretário de Segurança Pública pelos resultados obtidos. “Eles e suas equipes estão concluindo a missão com os índices de criminalidade do nosso estado em queda. Na questão do roubo de cargo, uma modalidade que havia fugido do controle e assustava empresários e motoristas, registrou-se uma queda de 20% desde o começo da intervenção. Os índices de homicídios também começaram a cair nos últimos meses, mostrando que o trabalho vem dando resultado”, acrescentou Hugo Leal, lembrando que o decreto de intervenção, em fevereiro de 2018, pegou de surpresa os próprios militares responsáveis pela intervenção e, por isso, houve alguma demora na organização das ações e nos consequentes resultados.
Durante a cerimônia, o general Walter Braga Netto disse que, após dez meses de trabalho, a intervenção atingiu os objetivos de recuperar a capacidade operativa dos órgãos de segurança pública e baixar os índices de criminalidade. “Temos a convicção de que trilhamos um caminho difícil e incerto, mas cumprimos a missão”, afirmou o interventor. O general defendeu mais uma vez a importância da continuidade da integração das forças. “Os desafios da segurança pública só serão vencidos se enfrentados de forma integrada, onde cada organização oferece as suas melhores capacidades para atingirmos o bem comum”, apontou.
Também participaram da solenidade de encerramento o ministro da Justiça, Torquato Jardim, que levou uma mensagem do presidente Michel Temer elogiando “o brilhante trabalho” da intervenção, o comandante do Exército, general Eduardo Villas-Boas, o governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado André Ceciliano.