Atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros foram os temas principais da audiência pública realizada na manhã no último dia 15 pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados.
Durante a audiência pública, de iniciativa do deputado federal Hugo Leal, representantes do setor aéreo puderam dar suas explicações acerca dos constantes atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos. Os problemas meteorológicos e o aumento de usuários do serviço aéreo, foram as principais justificativas dadas pelos representantes da Gol, TAM e Webjet para o problema.
As justificativas não convenceram muito os parlamentares presentes. Para acompanhar de perto os problemas do setor, o deputado Hugo Leal sugeriu a criação de Secretaria Especial de Aeroportos e de uma Subcomissão Especial dos Aeroportos na Câmara. O parlamentar defendeu também a participação efetiva do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPCA) do Ministério da Justiça, nas reuniões realizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Os atrasos nos voos afetam a economia do País e prejudicam incondicionalmente os passageiros que precisam chegar aos seus destinos, cada um com a sua urgência e necessidade. Precisamos dar prioridade ao setor para viabilizarmos as soluções e torná-lo mais ágil e eficiente. Em breve receberemos a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. É importante o setor estar pronto para atender a grande demanda de passageiros